quarta-feira, 8 de abril de 2009

Conde de Linhares faz parte da história de Colatina

Nesta quarta-feira, às 10 horas, vai ocorrer a solenidade oficial da assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Conde de Linhares. Participarão do evento o governador em exercício Ricardo Ferraço, o prefeito Leonardo Deptulski e diversas outras autoridades.
A escola foi fundada em março de 1939, no governo do sétimo prefeito do município de Colatina, Orlando Trompowski Toulois (1937 a 1942), o primeiro dos seis prefeitos do período da Segunda Guerra Mundial, entre 1938 e 1945.
Em sua gestão foi fundada a primeira escola do ensino médio de Colatina, pelo professor cearense Aloísio Barros Leal, o Colégio Estadual Conde de Linhares, com a primeira e a segunda séries ginasiais e ainda com regime de internato. O nome foi dado em homenagem ao ministro de Dom João VI, Dom Rodrigo de Souza Coutinho. Só em 1944 que foi criada a Escola Normal com o curso de magistério, a primeira do município e uma das pioneiras do Estado.
Trompowski também criou o Mercado Municipal e idealizou o plano urbanístico de Colatina, já prevendo o aterro da avenida Beira-Rio. Logo depois, em 1951, no segundo mandato do prefeito Justiniano de Mello e Silva Netto, o plano foi elaborado pelos três irmãos arquitetos da família Catanhede, do Rio de Janeiro, Plínio, Marcos e Otávio; alunos do arquiteto e urbanista franco-suiço Le Corbusier.
Ele também fez o calçamento da “Avenida Presidente Vargas” (hoje Avenida Getúlio Vargas), e a “Praça 22 de Agosto” (hoje Belmiro Pimenta Teixeira ou Praça Municipal) , no centro da cidade. (Fonte: Prefeitura. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Um comentário:

Silvia Bianco disse...

Que riqueza de detalhes. Quanta informação que eu desconhecia