terça-feira, 14 de abril de 2009

Encontros reúnem secretários municipais do Noroeste e Norte do Estado

Secretário Ricardo de Oliveira
Secretários municipais, prefeitos e vice-prefeitos de municípios da Região Norte e Noroeste do Estado estarão reunidos durante capacitação promovida pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Os municípios do Noroeste capixaba se reúnem nesta terça (14) e quarta-feira (15), em Colatina, no auditório do Colégio Marista.
Participam do encontro gestores de 17 municípios da região: Águia Branca, Alto do Rio Novo, Baixo Guandu, Barra do São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindemberg, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Santa Teresa, São Domingos, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã.
Na quinta (16) e sexta-feira (17), os municípios da região Norte se reúnem em São Mateus. São eles: Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, estará presente nos encontros e fará a palestra de abertura do encontro, com o tema "Políticas Públicas de Gestão".
O objetivo de reunir os secretários é de oportunizar conhecimentos básicos de instrumentalização legal, administrativa e de gestão relevantes para a atuação do Gestor Público Municipal, bem como as formas de articulação com as diretrizes estratégicas do Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo - 2025.
O encontro de secretários será realizado em quatro cidades polo do Espírito Santo. O primeiro ocorreu em Vitória, em fevereiro, e em Cachoeiro de Itapemirim, em março. Fechando o ciclo de capacitações, o encontro será realizado em Colatina, em 14 e 15 de abril; e em São Mateus, 16 e 17 de abril. Os encontros são regionalizados para atender a todas as cidades capixabas, com as mesmas palestras e palestrantes.
Programação:
Terça-feira (14)
09h00 - Abertura Solene
09h30 - Palestra: Políticas Públicas de Gestão - Ricardo de Oliveira, secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos.
10h45 - Palestra: Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo 2025 - Regis Mattos Teixeira, subsecretário de Estado de Planejamento.
13h30 - Palestra: Planejamento Público como Instrumento de Gestão - com Maria Cristina Matos da Costa, mestranda em Administração e Desenvolvimento Empresarial, especialista em Educação pela UFRJ, pedagoga pela UERJ, consultora, professora de Graduação e Pós Graduação da ENSUR-RJ.
14h30 - Palestra: Gestão por Resultados - Márcia Costa Alves da Silva, mestra em Administração, especialista em Psicologia do Trabalho, advogada, professora/consultora do IBAM e multiplicadora do DELIS/PUC/MG - SP.
15h45 - Palestra: Parcerias com o Terceiro Setor - Flávio Alcoforado, mestre em Administração, especialista em Gestão Empresarial, advogado, consultor em Contratualização de Resultados com o Terceiro Setor – MG.
Quarta-feira (15)
08h30 - Palestra: O Papel do Tribunal de Contas e a Relação com os Municípios - Sebastião Carlos Ranna, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.
09h30 - Palestra: Licitações Públicas, Contratos e Convênios - Sebastião Carlos Ranna, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.
10h45 - Palestra: Liderança e Empreendedorismo - Marco Aurélio Ferreira Vianna, palestrante de renome Nacional e Internacional, consultor na área de Administração, economista, autor de 39 livros- RJ.
(Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Assessoria de Comunicação/Seger)

Nenhum comentário: