sábado, 4 de abril de 2009

Curso de Gestão para Área de Turismo adiado para segunda quinzena de abril

O curso sobre o Programa Qualifica Brasil, de gestão estratégica voltado para profissionais de Hotéis, Pousadas, Meios de Hospedagem, Bares, Restaurantes e Similares, do Ministério do Turismo (Mtur), que começaria no fim do mês passado, no Sesi, foi adiado para a segunda quinzena de abril. Devido ao adiamento, o prazo das inscrições para a participação foi estendido até meados de abril, no Sindibares Regional Colatina, que funciona no Restaurante Drink, no bairro Lacê, na grande São Silvano. A expectativa é de que um número significativo de profissionais das regiões Norte-Noroeste participe, principalmente da Região de Doce Pontões Capixaba.
O curso terá carga horária de 60 horas para "Planejamento e Gestão Financeira" e vai versar sobre custos e formação de preços e vendas, planejamento estratégico, mercadologia, planejamento de marketing, qualidade de produtos e serviços, informações básicas sobre turismo sustentável e infância. Serão 24 horas para "Gestão da Qualidade no Atendimento", sobre técnicas operacionais, recursos humanos, motivação, liderança e gestão de pessoas, informações e técnicas de sensibilização para o combate e prevenção da exploração sexual infanto-juvenil.
E ainda mais 32 horas sobre "Gestão da Segurança Alimentar", para falar de alimentos seguros e seus custos e benefícios, perfil do responsável técnico, legislação sanitária, manual de boas práticas, procedimentos operacionais padronizados, perigos relacionados aos alimentos, microorganismos, contaminação, procedimentos de higienização, manipulação, conservação dos alimentos, segurança no trabalho, gerência das boas práticas de fabricação, vigilância sanitária e informações complementares sobre turismo sustentável e infância.
O curso será ministrado pelos consultores do Mtur: Izabel Souza (Gestão da Qualidade de Atendimento), Cláudia Câmara ( Gestão de Alimentos Seguros) e Sérgio Diniz (Gestão Financeira). Vai beneficiar os sindicatos participantes porque dará maior visibilidade ao trabalho desenvolvido por eles, através da prestação de um serviço de extrema importância, possibilitando assim um aumento do seu quadro de associados.
O "Qualifica Brasil" é um programa para a sensibilização prática e análise das gestões financeira, de qualidade no atendimento e de alimentos seguros, focado na competitividade que visa formar multiplicadores especializados para atuar em todo o território nacional, disseminando a necessidade da melhoria da gestão das empresas destes setores por seus proprietários e gestores.
Tem o objetivo de contribuir para a qualificação e para a melhoria dos serviços oferecidos pelo setor do turismo em todo o país, mas principalmente promover a melhoria da qualidade e da competitividade dos serviços de alimentação e hospitalidade; aumentar a lucratividade e a rentabilidade das empresas, reduzindo o número de falências e consequentemente aumentando o número de empregos; e sensibilizar o empresariado da importância da educação profissional continuada, lembrando que esta educação deve ser iniciada por ele próprio.
Também pretende desenvolver e aprimorar as competências técnicas e pessoais relacionadas ao planejamento de sua empresa e melhorar as gestões operacional e financeira das empresas a partir das capacitações empresarial, gerencial e técnica, elevando assim a qualificação de profissionais que atuam no segmento. Além disso, reduzir perdas operacionais; assegurar a qualidade dos alimentos servidos, do atendimento dispensado e do próprio relacionamento entre empresário e empregado através da motivação a ser promovida pela qualificação; e ainda fortalecer as ações das entidades patronais envolvidas no setor, incluindo o associativismo.
Quanto ao perfil dos multiplicadores, conforme informações do Mtur, na área de gestão financeira, o curso vai beneficiar profissionais com prática em planejamentos estratégico, financeiro, custos e marketing, que tenham experiência em hotéis, bares, restaurantes e similares, e preferencialmente tenha formação superior em administração e contabilidade. Em gestão de alimentos, os profissionais com experiência na implantação ou gerenciamento de ações de segurança de alimentos, nos setores de hotéis, bares, restaurantes e similares, preferencialmente com formação superior em engenharia de alimentos, nutrição, economia doméstica, engenharia química ou áreas afins que tenham experiência no segmento. Em gestão de qualidade no atendimento, os profissionais com experiência na área de recursos humanos, preferencialmente com formação superior em administração, psicologia, serviço social e pedagogia. O evento é uma realização da Prefeitura e do Sebrae, em parceria com o Sindibares. (Fonte: Prefeitura. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: