terça-feira, 7 de abril de 2009

Escola Matilde Guerra Comério debate tema da Campanha da Fraternidade

Em meio a onda de violência que vem acontecendo no meio estudantil, alunos da Escola Municipal Professora Matilde Guerra Comério aproveitam a Campanha da Fraternidade, que aborda o tema Fraternidade e Segurança Pública tendo como lema A Paz é fruto da Justiça, para debater o assunto. A iniciativa partiu da equipe pedagógica com o apoio dos estudantes que tiveram a oportunidade de falar diretamente com várias autoridades ligadas a área. Estiveram presentes no educandário o promotor de justiça Devair Pereira, o delegado de polícia Landulpho Lintz, o capitã Luciano Frazen, do 8º Batalhão da Polícia Militar, o pastor Luiz Antonio e o membro do conselho da escola, Amadeu Marques.
Foram apresentados slides e vídeos mostrando várias situações de violência que acontecem no dia a dia e serviram de elementos para abordar o tema. Os alunos fizeram várias perguntas e tiveram a chance de conhecer alguns dados sobre a realidade local. Os palestrantes mostraram aos alunos que eles podem cooperar com os órgãos de segurança evitando se envolver em situações que gerem problemas sérios para eles e suas famílias. "O bom comportamento com respeito pelos colegas e professores e o não envolvimento com as drogas é o ponto de partida para que haja um clima de harmonia na escola", afirmou o promotor Devair Pereira.
Para a professora Raquel Eloiza de Souza Lintz, coordenadora pedagógica, o debate teve como objetivo despertar junto aos estudantes a necessidade de compreender quais os fatores que geram a violência e perceber que por meio de ações cotidianas é possível colaborar com a cultura da paz.
E uma caminhada das escolas pela paz será realizada nesta quarta-feira (8/04), da Avenida Beira-Rio até a Catedral do Sagrado Coração de Jesus. (Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Prefeitura e Câmara Municipal)

Nenhum comentário: