segunda-feira, 6 de abril de 2009

Colatina apresenta projetos no Congresso de Gestão Pública

Colatina estará representada no Congep-ES (Congresso de Gestão Pública), realizado nesta segunda e na terça-feira, no Centro de Convenções, em Vitória/ES. Além de participar nas discussões, que serão focadas no tema "O Setor Público e a Crise Financeira Internacional", o município também vai apresentar dois projetos que que são exemplos de boas práticas de gestão na administração pública.
Um deles é o de modernização da administração, da Secretaria de Tecnologia da Informação, que será apresentado pela secretária Viviane Ferraço Marino. Ela vai mostrar como a Prefeitura trilhou os caminhos para modernizar a máquina, priorizando ações que levaram a empresa a ser uma das mais modernas do Estado, inclusive já em processo de receber a certificação digital.
O processo começou com a implantação de tecnologia de última geração, e por meio do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) foi criado o Plano Diretor de Informática (PDI). Deu-se início à compra de equipamentos, à atualização da base cartográfica da cidade (por meio digital) e à aquisição do Sistema de Informação Geográfica (Geo).
Tudo foi possível, segundo ela, "com a implantação do protocolo eletrônico e o uso dos sistemas de gestão integrada, pois eles se integram. Há maior comunicação e tudo anda muito mais rápido. Hoje, vemos a diferença nos nossos serviços, que têm muito mais qualidade".
Em novembro do ano passado Colatina mostrou este mesmo projeto em um Fórum de Certificação Digital, em Brasília. A idéia é mostrar que como um município de porte médio como Colatina, que tem uma série de limitações principalmente financeiras, tem condições de desenvolver projetos deste nível. "Isso só foi possível devido a um trabalho de total integração entre a empresa e os servidores, que abraçaram o projeto para transformar o município numa referência, numa vitrine da área", frisou a secretária.
Outro projeto que será apresentado é a agência do Central Fácil, implantado em 2007 para agilizar a abertura de novas empresas, acabando com o excesso de burocracia e fortalecendo o empreendedorismo. O processo que durava até dois meses, hoje se resume em no máximo 10 dias.
Em média cerca de três processos passam pela agência diariamente, contando com uma estrutura que permite ao microempresário até consultar, com antecipação e por meio da informática, o Plano Diretor Municipal (PDM), para se informar se o imóvel no qual deseja instalar a sua empresa tem alguma restrição.
O sistema facilita a vida de quem quer abrir o seu negócio, até mesmo para obter informações para a obtenção do pedido de renovação de alvará e de regularização da empresa junto ao Corpo de Bombeiros. Também realiza palestras para orientação, com agentes do Sebrae, e fornece informações sobre linhas de crédito.
PROGRAMAÇÃO
Haverá palestras com o jornalista econômico Luís Nassif, o economista Marco Aurélio Ferreira Vianna e o cientista político Fernando Abrúcio. O evento é uma realização da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
Os objetivos são discutir a gestão de políticas públicas como instrumento para o alcance de resultados sociais com transparência, controle social, eficiência, eficácia, economicidade e efetividade. Também pretende promover a capacitação, a mobilização e a motivação dos servidores públicos; a difusão de bons projetos de gestão pública através da troca de experiências entre os gestores; divulgar informações e conceitos sobre a nova gestão; e a importância da boa gestão para o exercício dos direitos de cidadania.
O público-alvo é formado por agentes públicos (dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e privados, organizações governamentais e não governamentais, estudantes universitários e formadores de opinião em geral
Fazem parte da programação o lançamento do Ciclo 2009 do Prêmio Inoves e, também a I Feira de Produtos e Serviços para o Setor Público, onde os participantes terão contato com todos os tipos de fornecedores em diversas áreas do mercado.
Haverá apresentação de trabalhos, divididos pelos temas: Resultados para sociedade, Gestão de Pessoas, Estado e Terceiro Setor, Tecnologia à Serviço do Cidadão, Qualidade no Atendimento, Eficiência na Gestão e Política e Gestão. (Fonte: Prefeitura. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

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