sexta-feira, 17 de abril de 2009

Agroindustria motiva agricultura familiar da Colatina e região


Secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Roberto Foletto

Os produtores rurais da região Noroeste já contam com uma nova alternativa de renda, além o café que ainda é a principal fonte de renda para muitos. Com o nome de Sabores do Campo foi inaugurada na terça-feira (14/04) a Agroindustria de Polpa de Frutas de Colatina. O evento contou com a presença do prefeito Leonardo Deptulski, do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Roberto Foletto, representantes de vários órgãos federais e estaduais ligados a agricultura e entidades de apoio financeiro.
Instalada em um dos galpões da Escola Agrotécnica Federal de Colatina, localizada no distrito de Itapina, a agroindústria conta com modernos equipamentos para processar o despolpamento de frutas, como manga, goiaba, graviola, cajá, acerola e maracujá. Muitos destes frutos se perdiam por falta de um planejamento de aproveitamento e comercialização. A capacidade média de produção é de 12 toneladas, mas no momento estão sendo processadas apenas 6,5 toneladas.
Segundo a presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares (CAF), Maria Emília Brumatti, que será responsável pela comercialização dos produtos, "o mercado existe e a tendência é de continuar crescendo, sendo que o nosso desafio é fazer com que ele chegue ao consumidor". Ela informou que parcerias também estão sendo feitas e uma delas é com a fábrica Top Fruit de Linhares, que vai comprar grande parte da produção de manga. Outro local de comercialização direta ao consumidor será a loja localizada na Travessa Nilo Peçanha, no Centro da cidade.
O prefeito Leonardo Deptulski, por sua vez, destacou que "esta agroindústria é fruto de parceria de muita gente, órgãos governamentais e entidades voltadas para o atendimento ao homem do campo". Segundo ele, a união do segmento público com o privado mostra formas de superar barreiras e viabilizar projetos como este em questão. Quanto ao polo da manga, o prefeito disse que ele já é uma realidade e a prova disso foi o envio de mil toneladas de manga para a fábrica de sucos, com aproveitamento de 95%, mostrando a qualidade do produto da região.
O chefe do Executivo fez questão de salientar também o compromisso da Administração Municipal de apoiar o homem do campo e continuar com parcerias junto com as associações, sindicatos e cooperativas. Ao fim do encontro o prefeito, ao lado do secretário Paulo Foletto e outras autoridades, entregou dois automóveis e dois caminhões para que a cooperativa faça a coleta e o transporte das mercadorias, além de prestar atendimento e assistência aos associados. (Inserção e adaptação: Paulo Roberto Maciel. Fonte: Prefeitura)

Nenhum comentário: