quarta-feira, 15 de abril de 2009

Colatina pode ter indústria de processamento de pinhão manso


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) assina, nesta quarta-feira (15), às 15 horas, no Palácio Anchieta, um protocolo de intenções com a companhia Nòvabra Energia ES S.A. para a exploração do pinhão manso (jatropha curcas), no Norte do Estado, para a produção de óleo vegetal bruto.
Estarão presentes na cerimônia o governador Paulo Hartung, os secretários da Agricultura, Ricardo Santos, e de Desenvolvimento, Guilherme Dias; o diretor presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo; o presidente da API Nova Energia, sócia majoritária da Nòvabra Energia ES S.A., Ferdinando Maria Brachetti Peretti, o embaixador da Itália, Michele Valensise, dentre outras autoridades.
A partir da assinatura do convênio será instalada uma unidade de processamento industrial do pinhão manso no município de Colatina, com capacidade de produção inicial de 50 mil toneladas/ano de óleo vegetal bruto, com investimentos da ordem de 40 milhões de Euros, abrangendo os segmentos agrícola e industrial.
A Seag será responsável pelo apoio técnico institucional à implantação do empreendimento agroindustrial sob responsabilidade da companhia; orientar e subsidiar o Incaper para desempenhar os objetivos consignados no protocolo de intenção; e depois de confirmado o desempenho e adaptabilidade do cultivar pinhão manso, apoiar ações de fomento agrícola da Nòvabra Energia junto a pequenos produtores rurais para fornecimento de matéria-prima à unidade de processamento industrial.
Pinhão manso
O pinhão manso (jatropha curcas) pertence à família das Euforbiáceas, a mesma da mamona e da mandioca. É um arbusto grande, de crescimento rápido, cuja altura normal é dois a três metros, mas pode alcançar até cinco metros em condições especiais.
A semente de pinhão, que pesa de 0,551 a 0,797 gramas, pode ter, dependendo da variedade e dos tratos culturais de 33,7 a 45% de casca e de 55 a 66% de amêndoa. Nessas sementes, são encontradas, ainda, 7,2% de água; 37,5% de óleo e 55,3% de açúcar, amido, albuminóides e materiais minerais, sendo 4,8% de cinzas e 4,2% de nitrogênio.
Atualmente, essa espécie não é explorada comercialmente no Brasil, mas é uma planta oleaginosa viável para a obtenção do biodiesel, pois produz, no mínimo, duas toneladas de óleo por hectare, levando de três a quatro anos para atingir a idade produtiva, que pode se estender por 40 anos.
De acordo com pesquisadores, o pinhão manso é uma planta produtora de óleo com todas as qualidades necessárias para ser transformado em óleo diesel. Além de perene e de fácil cultivo, apresenta boa conservação da semente colhida, podendo se tornar grande produtora de matéria prima como fonte opcional de combustível. Saiba mais sobre a planta no site www.pinhaomanso.com.br.
API Nova Energia
Estabelecida em 2006, a API Nova Energia é uma companhia do Grupo API, responsável pela produção de energia desde os anos 90. Atualmente, o grupo italiano possui cinco plantas de geração de energia em operação, somando mais de 370 MW, e com outros 360 MW em construção.
A companhia desenvolve plantas de energias baseadas em fontes renováveis ou com tecnologias tradicionais de eficiência e sustentabilidade ambiental. Dentre os novos projetos de energia por meio de biomassa está o projeto Jatropha em países da África e América do Sul. (Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Seag)

Nenhum comentário: