terça-feira, 14 de abril de 2009

Banco Central aprova Guerino Balestrassi como presidente do Bandes


O Banco Central (BC) do Brasil aprovou, na segunda-feira (13), o nome de João Guerino Balestrassi como diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Ex-prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (PMDB) foi anunciado como diretor-presidente da instituição no final de março pelo governador Paulo Hartung.
Balestrassi substitui Waldenor Cezário Mariot, que esteve à frente da instituição por dois anos. O novo diretor-presidente assumirá o Bandes com a missão de dar continuidade ao processo de modernização do banco ao longo dos últimos cinco anos, conforme as diretrizes estratégicas definidas pelo Governo do Estado para a instituição: promover a ampliação do crédito para empreendedores de micro e pequeno porte, incentivar a descentralização do crédito em favor do desenvolvimento das regiões interioranas, fortalecer o crédito ao setor urbano, reestruturar e modernizar as ações operacionais do banco.
"Tenho nas mãos uma oportunidade de colocar em prática objetivos apontados durante as discussões do planejamento estratégico do Governo. Com uma atuação no fortalecimento da interiorização da economia, na redução das desigualdades, no apoio às oportunidades de geração de emprego e renda, teremos um Bandes ainda mais presente no Espírito Santo", ressaltou, durante a entrevista coletiva que anunciou seu nome como o novo diretor-presidente do banco capixaba.
Prefeito de Colatina por dois mandatos consecutivos, de 2001 a 2008, Balestrassi é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (Facec). Empresário e professor, Guerino atuou como diretor da Região Sudeste na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), desde 2006 até este ano, e como presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), desde 2005.
"Conheço o Bandes do lado do empresariado e como prefeito, quando pudemos obter um financiamento do Programa de Modernização da Administração Tributária [PMAT, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] que ajudou a aumentar a arrecadação de Colatina em 3.000%. Isso foi fantástico e, agora, quero reforçar ainda mais essa articulação para que mais prefeituras procurem por esse crédito e melhorem a sua estrutura", completou.
Guerino também participa de conselhos nas esferas estadual e federal: Conselho de Articulação Federativa da Presidência da República e conselhos estaduais de Desenvolvimento (ES 2025), de Educação e de Transportes, além de atuar como coordenador geral do Conselho Nacional de Órgãos Fazendários Municipais (Confaz-M).
(Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Assessoria de Comunicação do Bandes)

Nenhum comentário: