sexta-feira, 6 de março de 2009

Projeto do Governo do ES beneficia professor na compra de computador

Um projeto de lei do Governo do Estado do Espírito Santo foi enviado à Assembléia Legislativa (Ales) visando a concessão de auxílio financeiro aos professores efetivos do magistério da rede pública estadual de ensino para a aquisição de computador. O valor total do investimento é de R$ 15 milhões.
Trata-se do Bônus Tecnológico que vai permitir ao professor efetivo do Estado a aquisição de laptop (notebook). O anúncio ocorreu durante entrevista coletiva com a participação do vice-governador, Ricardo Ferraço, e dos secretários de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, e de Ciência e Tecnologia, Paulo Roberto Foletto.
O objetivo do PC (personal computer) do Professor é ampliar o acesso de professores, alunos, pedagogos e comunidade escolar às inovações tecnológicas, equipando os laboratórios de informática das escolas com quadro digital interativo, TV multimídia, sofwares educacionais, plataforma de educação a distância, portal de conteúdo educacional e PC do professor. Cerca de 10 mil professores serão beneficiados com esta ação.
O projeto que o Governo do Estado está submetendo à apreciação da Assembléia Legislativa destina-se a viabilizar mecanismos para implantação do Projeto PC do Professor. Após a aprovação do projeto de lei pelos deputados, os professores receberão R$ 1.500,00 em seus contracheques e terão o prazo de três meses para adquirirem o equipamento. A nota fiscal, de comprovação da compra do PC, será arquivada na secretaria da escola em que o professor efetivo estiver atuando.
O vice-governador, Ricardo Ferraço, falou sobre a importância desta ação. "Proporcionar um auxílio financeiro aos professores é mais um esforço do Governo para a melhoria da aprendizagem na escola pública. Essa é uma ferramenta importante para aperfeiçoar o planejamento de trabalho do professor. O que estamos fazendo é dando um choque de qualidade na educação do Espírito Santo", disse.
Já o secretário de Educação, Haroldo Corrêa, explicou que esta é uma ferramenta pedagógica para acelerar o desenvolvimento da cultura da informatização escolar.
"Esta ação fecha o círculo do projeto ‘Sala de aula digital’. Um benefício para os professores ampliarem o conhecimento dos alunos, dinamizando a sala de aula e, consequentemente, tornando as aulas mais atrativas. É a nossa Nova Escola com uma nova linguagem", ressalta o secretário da Educação.
Haroldo Corrêa revela, ainda, que o Governo do Estado, atento à evolução da tecnologia que vem transformando o mercado de trabalho, o processo de comunicação e de ensino-aprendizagem, não tem medido esforços em prol da implantação de uma Nova Escola para os capixabas. "Uma escola que seja capaz de incorporar estas mudanças, aproveitando o que trazem de melhor para a ampliação da qualidade da educação pública estadual".
No período de 2005 a 2008, foram 376 escolas estaduais que receberam laboratórios de informática equipados com 21 computadores e uma impressora cada. Aproximadamente 95% destes espaços já contam com acesso à Internet e a demanda remanescente deve ser 100% atendida ainda em 2009.
Sala Digital
O Programa Sala de Aula Digital objetiva utilizar tecnologias para reduzir a evasão, melhorar a aprendizagem dos alunos e as condições de trabalho do magistério estadual.
O programa é composto das seguintes ações: Laboratórios de informática nas escolas com acesso à Internet; Quadro Interativo Digital nos laboratórios de informática; TV Multimídia nas salas de aula; Pen Drive do Professor; Curso de Capacitação para Professores em informática e para uso das novas tecnologias; e o PC do Professor.
O secretário Haroldo Corrêa, lembra que o programa Sala de Aula Digital inova a maneira de ensinar e aprender no Espírito Santo, proporcionando benefícios tanto para professores, que passam a contar com mais ferramentas para facilitar a sua atuação, quanto para alunos, que contam agora com mais instrumentos para aprendizagem.
(Inserção e adaptação de texto: Paulo Roberto Maciel. Fonte: Sedu)

Nenhum comentário: