sábado, 14 de março de 2009

Dia da Poesia não passa em branco em Colatina

Escolas da rede municipal de Colatina realizam atividades culturais para comemorar o Dia da Poesia. Denominada Poetizando pela Cidade, a programação começou na segunda-feira (9/03) e vai até este sábado (14), quando se comemora a data. Segundo a coordenadora do Projeto Colatina Cidade Leitora, Patrícia Ferreira, trata-se de mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e tem por objetivo sensibilizar a comunidade para a prática da escuta da poesia, apreciar a leitura de poesias nas escolas e na comunidade.
Durante a semana as atividades se concentraram nas escolas com a leitura de textos poéticos selecionados pelos professores. Agora, os alunos vão percorrer as ruas dos bairros onde a escola esta localizada para envolver os moradores no projeto, bem como as ruas do centro da cidade. Divididos em grupo de 10, os alunos percorrerão lojas comerciais e repartições públicas. No sábado eles estarão na feira do produtor pela manhã e à noite na feirinha cultural na Praça Sol Poente. (Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Prefeitura)

Esta é uma poesia de minha autoria

FALSA MORTE

Sonhei que, triste, num caixâo jazia;
Mas, em verdade, eu vivia pra mim.
Nos olhos dos outros compaixão eu via,
Compaixão de um morto que não estava assim.

Um esforço eu fazia para lhes dizer
Que encontrava-me vivo no meu interior,
Mas o corpo inerte não quis atender...
Vem você, vem você, minha mãe, meu amor.

O esforço foi tanto até não me conter
Despertei assustado com medo do fim:
Será sonho? - Pensei. Não pode ser!
Era sonho, sim. Para meu alívio, enfim.
(Autor: Paulo Roberto Maciel. Fonte: Livro Antologia Poética das Cidades Brasileiras, 1986. Shogun Editora Arte Ltda. Site: www.poetas.capixabas.nom.br)

Nenhum comentário: