terça-feira, 10 de março de 2009

ES quer participar da pré-temporada da Copa 2014

As secretarias estaduais do Turismo (Setur) e de Esportes e Lazer (Sesport) apresentaram, na segunda-feira (9/03), a proposta de inserção do Espírito Santo na Copa do Mundo de 2014, em um evento realizado no Hotel Ilha do Boi.
O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; além do vice-governador Ricardo Ferraço, do senador Renato Casagrande, dos secretários estaduais Marcus Vicente (Setur) e Luciano Rezende (Sesport), de representantes de órgãos e entidades dos mais diversos setores da sociedade e deputados estaduais e federais.
O secretário de Turismo apresentou a proposta, que tem como meta abrigar até quatro seleções de futebol no Espírito Santo, na pré-temporada da Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo de 2014.
O trabalho foi elaborado sob coordenação da equipe da Setur reunindo parceiros do turismo, do esporte e do desenvolvimento estadual, considerando todos os fatores que propiciam o êxito do projeto, como a localização geográfica privilegiada do Estado, o crescimento econômico, investimentos realizados e a infraestrutura de acessos.
Copa 2014
"A Copa do Mundo de 2014 será um dos maiores eventos realizados no Brasil em todos os tempos", segundo o ministro Luiz Barretto, e o objetivo do Espírito Santo é se organizar para participar do espetáculo.
"Ao abrigar equipes em um evento deste porte, o Estado ganhará em movimentação econômica, turística, divulgação, investimentos e infraestrutura. Só para se ter um exemplo, a Copa de 2014 trará 30 mil jornalistas de todo o mundo ao Brasil. Ao abrigar uma única seleção em terras capixabas, entre 900 jornalistas se hospedarão no Estado. Fora a hospedagem, transporte e a alimentação - setores aquecidos com o evento - a visibilidade gerada pela mídia em todo o mundo renderá desdobramentos incalculáveis", explica o secretário de Turismo, Marcus Vicente.
Uma das ações fundamentais para a pré-temporada é a organização do corpo de voluntários, atribuição da Sesport. "Nós vamos reunir e treinar um grande corpo de voluntários entre os estudantes de ensino médio e universitários. Organizaremos clínicas para capacitação de professores, atletas e dirigentes esportivos. Além disso, iremos concluir as obras do Estádio Estadual Kleber Andrade e do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho", esclarece o secretário de Esportes Luciano Rezende.
Em seu pronunciamento, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, comentou a possibilidade da participação do Estado. "Se depender de mim, a solicitação do Governo do Estado será atendida. O Espírito Santo sai na frente pela sua localização estratégica e pelo planejamento aqui mostrado".
O próximo passo para captação de seleções para a pré-temporada no Estado será a criação de uma comissão público/privada que trabalhará junto à CBF e às confederações de futebol dos países participantes na intenção de abrigá-los. (Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Setur)

Nenhum comentário: