terça-feira, 17 de março de 2009

Laboratório Central da Sesa regionaliza exame de sorologia da dengue para Microrregião de Colatina

Na segunda-feira (16/03), Colatina deu início à realização de exames de sorologia da dengue de todos os municípios da sua Microrregião (Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte), concluindo a política de descentralização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para este procedimento, por meio do Programa Espírito Santo Enfrentando a Dengue.
Até a última semana, as análises de pacientes desses municípios eram enviadas ao Laboratório Central (Lacen), que fica na sede administrativa da Sesa, em Vitória. O deslocamento atrasava em até cinco dias a entrega dos resultados.
Além de Colatina, os municípios de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim também assumiram a realização dos exames. O Lacen recebe agora apenas as análises de alguns municípios que fazem parte da Macrorregião Centro-Serrana.
A maior rapidez na entrega dos resultados está entre as principais vantagens. De acordo com a coordenadora do Lacen, Regina Terrão, os exames feitos no Laboratório Central eram liberados em até 10 dias úteis, devido à grande demanda. Nos laboratórios regionais, os resultados poderão ser entregues em até cinco dias úteis, no máximo.
Em Colatina, os exames serão realizados na Policlínica Municipal. Para a análise da sorologia, é recolhida amostra de sangue do paciente, a partir do sétimo dia do aparecimento dos primeiros sintomas. O objetivo é detectar se a pessoa está ou não com a doença. (Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Sesa)

Nenhum comentário: