sexta-feira, 20 de março de 2009

Pedestre cobra canteiro central ou trevo em frente a Supermercado Casagrande

A vinda do Supermercado Casagrande para Colatina foi um belo investimento dos seus proprietários em nossa cidade. Mas com o seu funcionamento e a disponibilização de cerca de 170 vagas de estacionamentos houve um incremento na movimentação de pessoas em frente ao estabelecimento e de veículos ao redor. E há um vazio enorme na pista asfáltica próximo à sua entrada. É preciso construir ali um trevo, um canteiro central, algo que dê um apoio aos pedestres que atravessam a pista.
Veículos saem da pequena rua ao lado do antigo Colégio Conde de Linhares; outros vêm da rua Adamastor Salvador (da Subdelegacia do Ministério do Trabalho); há aqueles que vão para a mesma rua, já que ela é de mão dupla; mais veículos vêm da Praça Altemar Dutra (Praça da Estação Rodoviária Alderico Tedoldi)... É uma movimentação constante de carros e o pedestre se movimenta em meio a esse rebuliço. O perigo maior acontece nos dias de grande circulação de veículos, como nos fins de semana, principalmente quando os condutores estão mais "animados", propensos a dirigir em velocidade mais acelerada.
Recentemente houve um atropelamento parcial de um pedestre quando uma caminhonete (tipo Ranger) fez a curva no sentido da Rodoviária para a Avenida Beira-Rio em alta velocidade. O pedestre só não foi morto ou jogado na pista porque correu muito quando sentiu que o motorista não ia parar e nem diminuir a velocidade. Pelo contrário, o motorista aumentou a velocidade. Era um jovem com boné na cabeça, que parecia estar "dopado" pra fazer o que fez, pois havia distância para reduzir a marcha. Parece que ele estava num êxtase (sabe-se lá provocado pelo quê) e "queria" mesmo provocar o atropelamento.
O pedestre ainda chegou a ser atingido já na margem da pista, quando se defendeu batendo com a mão na lataria da caminhonete. Ficou com a mão e o pulso feridos, e só não ocorreu uma tragédia por causa de sua perspicácia ao correr bastante e saber se desviar quando já saía da pista asfáltica. Infelizmente não deu para identificar a placa do veículo. Se houvesse um canteiro central o pedestre poderia ter se protegido nele. Fica o alerta para que as autoridades de trânsito façam um estudo sobre aquele local. (Reportagem: Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: