quarta-feira, 4 de março de 2009

Deputados capixabas farão audiências públicas no norte capixaba

Em reunião da Comissão de Agricultura, de Aquicultura e Pesca, de Abastecimento, e de Reforma Agrária da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), foi aprovada a realização de audiências públicas nos municípios de Rio Bananal, Marilândia, Governador Lindenberg, Sooretama, Vila Valério, João Neiva, Linhares e Jaguaré.
As solicitações foram feitas pelo presidente da Comissão, deputado Atayde Armani (DEM). E a pedido do deputado Freitas (PTB), os municípios de São Mateus, São Gabriel da Palha, Pinheiros e Nova Venécia também foram incluídos. Já o deputado Luciano Pereira (PSB) destacou a importância da inclusão de Pancas, Mantenópolis, Vila Pavão e Água Doce do Norte, como importantes mantenedores do desenvolvimento econômico agrícola do Estado.
O objetivo é debater a qualidade do café conilon produzido no Espírito Santo. Nessas audiências, que serão realizadas a partir do dia 2 de abril, os agricultores desses municípios participarão da palestra "Tecnologias para melhoria da qualidade do café conilon – colheita e pós-colheita", ministrada por profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O cronograma ainda não foi definido.
Freitas parabenizou a Comissão pela atenção concedida a esses municípios. "Já participei de encontros como esses. Reconheço a grandeza dessas palestras porque capacitam os pequenos agricultores na qualidade de torrefação e colheita do café". Para ele, os municípios participantes ganharão desenvolvimento econômico, e citou Jaguaré, o maior produtor de café conilon no Brasil. "Com o incentivo da produção do café, com qualidade, a receita aumentou nesse município", afirmou Freitas.
Já Luciano Pereira solicitou que a Comissão continue a valorizar a cafeicultura, porque a mineração no Estado está em declínio. "Com a crise econômica mundial, alastrou-se o caos social. É preciso então, intensificar o apoio à agricultura e à cafeicultura", afirmou ele.
Convidado a participar da reunião desta terça-feira, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal do Estado (Idaf), Antônio Francisco Possatti, há seis meses à frente da organização, afirmou que se empenhará para tomar ações preventivas. Entre elas, disse que buscará oferecer informação aos cafeicultores para reduzir o número de autuações que ocorrem por força das legislações.
A esse respeito, prometeu revisar a legislação ambiental para adequá-la aos tempos atuais. Buscará ainda aproximar técnicos do Idaf, como parceiros, na conquista do desenvolvimento da agricultura capixaba de forma sustentável. "Como pequeno agricultor, reconheço as dificuldades deles. Hoje ainda agendarei reunião que contribua com medidas educativas e preventivas, também com apoio da polícia ambiental", garantiu Possatti.
Além dos deputados Atayde Armani, Freitas e Luciano Pereira e do diretor-presidente do Idaf-ES, participaram da reunião ordinária o deputado Cacau Lorenzoni (PP) e Marta Max, da Organização do Cooperativismo Brasileiro (OCB-ES). O deputado Rudinho de Souza (PSDB) também compõe a Comissão de Agricultura como membro efetivo. (Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Ales)

Nenhum comentário: