sexta-feira, 6 de março de 2009

Confirmada morte por dengue hemorrágica no ES

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a primeira morte causada por Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) em 2009. A vítima era moradora do município de Serra e faleceu no dia 28 de fevereiro.
As investigações foram feitas pelo Comitê de Investigação de Óbito da Sesa. A rápida conclusão foi possível porque o quadro clínico apresentado era compatível com a dengue e o exame de sorologia realizado pelo Laboratório Central (Lacen) teve resultado positivo, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).
Existem outros cinco casos suspeitos de óbito causados pela forma hemorrágica da doença. Os resultados conclusivos dos exames, que estão em andamento, sairão em até 90 dias. Nesses casos foram necessários exames mais complexos, realizados fora do Espírito Santo, em função de que as características clínicas não são suficientes para a confirmação da doença.
O número total de notificações de dengue até o dia 22 de fevereiro de 2009 – que corresponde à oitava semana epidemiológica do ano, é de 9.291.
Municípios com maior número de casos absolutos: Nova Venécia – 1.385; Vila Velha – 1.161; Serra – 1.053;
Baixo Guandu – 975; Montanha - 863.
Ações do Governo
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) acionou um plano de ações emergenciais para o combate à dengue nos municípios do Espírito Santo. Dentre elas está a disponibilização, na rede privada, de 93 leitos clínicos de retaguarda para atender pacientes com suspeita da doença e que precisem de internação.
Além disso, foi criada uma força-tarefa formada por representantes da Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária, Gestão Hospitalar e Superintendências Regionais de Saúde.
O grupo força-tarefa mobilizou os gestores da saúde de todos os 78 municípios em reuniões realizadas nos últimos dois meses, onde foram repassadas as principais orientações para o combate à doença com prioridade para assistência ao paciente.
Os profissionais de saúde também estão recebendo treinamento. O acolhimento de risco e a hidratação precoce de todos os pacientes com suspeita de dengue estão entre as principais orientações.
A força-tarefa está também realizando visitas técnicas periódicas às unidades de saúde e prontos-atendimentos no Estado com o objetivo de identificar as principais necessidades de cada município.
Além disso, a Secretaria reativou o Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue, que tem o objetivo de desenvolver ações conjuntas de comunicação e mobilização social, com representantes de vários setores (como empresas, instituições de ensino e sindicatos), visando à participação da população no combate ao mosquito e na redução dos riscos de adoecimento por dengue.
No último mês de fevereiro, a Sesa publicou uma Portaria que tem o objetivo de garantir rapidez no atendimento aos pacientes com suspeita de dengue. O documento determina, dentre outros, que todos os cidadãos devem ter acesso irrestrito ao serviço de diagnóstico da dengue o mais breve possível e, ainda, atendimento prioritário. (Inserção e adaptação de texto: Paulo Roberto Maciel. Fonte: Sesa)

Nenhum comentário: