sexta-feira, 27 de março de 2009

ES: ‘Hora do Planeta’ neste sábado

Neste sábado (28/03) serão apagadas, entre 20h30 e 21h30, as luzes de três pontos da Grande Vitória: Palácio Anchieta, Morro do Penedo e a iluminação decorativa da Terceira Ponte.. O evento faz parte da mobilização mundial "A Hora do Planeta", que anualmente chama a atenção da sociedade para a necessidade de medidas concretas para combater as mudanças climáticas.
A contribuição capixaba buscou também a adesão do Convento da Penha, mas dificuldades operacionais com a rotina do mosteiro impediram a adesão do principal monumento capixaba. A ação está sendo articulada entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Vitória, a Rodosol e o Instituto da Biodiversidade.
O ano de 2009 é crucial para o futuro do planeta, pois os países precisam assinar um acordo internacional que prevê medidas para que se mantenha o aquecimento global abaixo dos 2º C. É um ano de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo justo e eficiente para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.
Ao redor do mundo, a sociedade se mobiliza para manifestar a sua preocupação com relação à questão das mudanças climáticas. Uma das ações mais importantes está sendo articulada pela WWF e prevê uma ação conjunta ao redor do mundo de apagar as luzes no dia 28 de março. As cidades participam apagando por uma hora as luzes externas dos seus principais monumentos.
O apagar das luzes foi escolhido porque em grande parte do mundo a energia elétrica é gerada através de combustíveis fósseis – os principais vilões do aquecimento global.
O movimento Hora do Planeta começou em 2007, em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades de 35 países participaram do movimento. Este ano, já são mais de 1.800 cidades inscritas em 81 países, entre elas Paris (França), Toronto (Canadá), Sidney, Cidade do Cabo (África do Sul) entre outras. Este é o primeiro ano que o Brasil participa da Hora do Planeta e 27 cidades já aderiram ao movimento. Entre elas, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (SC) e Castro Alves (BA). (Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte:Assessoria de Comunicação Seama/Iema)

Nenhum comentário: