quarta-feira, 25 de março de 2009

Programa de Inclusão Digital começa nesta quarta com aula inaugural

A aula inaugural do Programa de Inclusão Digital, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Colatina (Semas), deste ano, será hoje, às 19h30, no Salão Paroquial da Matriz Imaculado Coração de Maria, em São Silvano. Participarão as 330 pessoas que foram selecionadas para o curso básico de informática em cinco Telecentros.
No evento, que terá a presença do prefeito Leonardo Deptulski, a equipe do programa vai contar um pouco da sua história, frisar a sua importância para quem quer entrar no mercado de trabalho e apresentar os monitores que vão trabalhar. A Prefeitura vai ceder transporte de ida e volta para as pessoas inscritas nos Telecentros de São Vicente, Operário e Honório Fraga. Quem quiser ir deve comparecer em frente do seu Telecentro a partir das 18h20.
O curso básico de informática terá duração de três meses. As aulas começarão na próxima segunda-feira, terão duração de 90 minutos e vão ocorrer duas vezes por semana nos turnos da manhã (7h30 às 9 horas e das 9h às 10h30) e da tarde (17h30 às 19 horas e das 19h às 21h30).
No bairro Honório Fraga serão nove computadores, para 90 alunos, divididos em quatro turmas pela manhã e seis à tarde; em São Silvano, nove computadores para 72 alunos, em quatro turmas pela manhã e quatro à tarde; em São Vicente, sete computadores para 56 alunos de manhã e à tarde; e no Operário, 40 alunos, 10 computadores e quatro turmas à tarde. Em Maria das Graças as inscrições começarão em abril, e no Ayrton Senna será no segundo semestre.
No Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Vila Real são 10 computadores e 80 alunos em quatro turmas pela manhã e quatro à tarde, em horário diferente dos demais, das 13 às 14h30 e das 14h30 as 16h30. As aulas já serão no Telecentro Municipal que está sendo montado pela Prefeitura em parceria com o Ministério das Comunicações, que cedeu todos os equipamentos (1 servidor, 10 estações de trabalho e mobiliário) e que terá uma antena que estará diretamente ligada à Internet. Os instrutores dos cursos serão 15 alunos estagiários, dos cursos Superior de Tecnologia de Rede e de Técnico de Informática, do Cefet.
Como a Secretaria já consolidou a implantação da infraestrutura de cursos básicos que havia planejado, a intenção agora é a implantação de cursos específicos da área, como o de manutenção de computadores e o de programação. Na próxima segunda-feira já começa o período de inscrições (até o dia 3) para o primeiro, de manutenção, que será no Cras Vila Real, a partir do dia 13 de abril.
Conforme informou a coordenadora do Programa, Ângela Bragança, serão 20 vagas para pessoas a partir dos 16 anos de idade e que já fizeram o curso básico do Programa de Inclusão. "Vai contar com 10 computadores, terá duração de 80 horas e o término está previsto para o final de julho. Queremos oferecer melhores condições às pessoas para ingressarem no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo", frisou. Desde que foi iniciado em 2004 o Programa já atendeu mais de três mil pessoas. (Inserido por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Prefeitura)

Nenhum comentário: