sexta-feira, 27 de março de 2009

Municípios debatem educação do interior nesta sexta em Colatina

Professores, pais, alunos e comunidades de doze municípios discutem nesta sexta-feira (27/03), na Escola Agrotécnica Federal de Colatina (EAF), a situação da educação das escolas do interior. Trata-se do 1º Seminário de Educação do Campo do Território Pólo Colatina, que terá durante todo o dia diversas palestras. Pela manhã os temas serão: "Política Territorial" com o representante da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, David Casarin; "Educação do Campo", com Rogério Omar Caliari, da Escola Agrotécnica Federal de Colatina; "Políticas Públicas para a Educação do Campo", com Irineu Foresch, da UFES; e "Educação do Campo Território Pólo Colatina", com Ana Paula Brumatti, da Secretaria Municipal de Educação.
No período da tarde haverá trabalho em grupo para uma avaliação geral e apresentação das demandas e propostas. A intenção, segundo Ana Paula Brumatti, é retratar a realidade em toda a região e não apenas de um município. Ao final dos trabalhos será apresentada e aprovada a Carta de Colatina sobre a Educação do Campo e Território. A promoção do evento é do Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (Codeter).
O êxedo rural tirou muitas famílias do interior mudando a vida no campo, mas ainda é grande o número de pessoas que residem e estudam na zona rural. Em Colatina, por exemplo, houve aumento de matrículas em 2009. Embora não tenha ainda um número exado, a representante da Semed, diz que isto é reflexo da política diferenciada desenvolvida no município. Os 20 professores da rede que atuam no interior recebem formação específica, de acordo com a realidade da comunidade à qual pertence a escola, e os alunos também recebem merenda de qualidade, o que ajuda no aprendizado. São 42 escolas uni e pluridocentes e ainda a Agroecológica, que adota a pedagogia da alternância, sendo a única da região.
Os municípios que compõem o Território Pólo Colatina são: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte e São Roque do Canaã. Cada um deles participará deste Seminário com 20 professores, 10 pais e cinco alunos. (Fonte: Prefeitura. Inserção: Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: