segunda-feira, 18 de maio de 2009

Núcleo do Adolescente Salesiano completa um ano em Colatina


O Núcleo do Adolescente Salesiano, organização sem fins lucrativos da Rede Salesiana de Ação Social, acaba de completar um ano de atuação no município de Colatina. Parte das aulas acontece no edifício da Mitra Diocesana de Colatina, no Centro da cidade.
O núcleo é uma ação do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador, que oferece capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho formal e acompanhamento socioeducativo a adolescentes em risco social. Os participantes do projeto devem cursar, no mínimo, a sétima série do ensino fundamental e ter 15 anos completos. Todos participam de programas de menor aprendiz em empresas da região.
Atualmente, há, em Colatina, 19 aprendizes, número que crescerá neste mês com a chegada de outros 18 integrantes. O programa é composto pelos módulos de Cidadania, Língua Portuguesa, Matemática, Administração e Informática. A professora de Cidadania, Sirlei Ferreira da Silva Goulart, destaca que o programa vai além do conhecimento didático, uma vez que transmite lições de autoestima e espiritualidade. "Buscamos orientar o aprendiz na construção de seu projeto de vida, resgatamos sua história e realizamos um acompanhamento familiar e escolar, contribuindo para o seu desenvolvimento integral. Enfim, nosso maior objetivo é formar cidadãos", esclarece Sirley, que também é pedagoga.
O Núcleo do Adolescente Salesiano é orientado sob a pedagogia de Dom Bosco (FOTO), que busca atender o adolescente aprendiz em todos os aspectos: afetivo, cognitivo, social e familiar. menor aprendiz em empresas da região. (Fonte: Diocese de Colatina. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: