segunda-feira, 11 de maio de 2009

Clube Atlético Colatinense se afasta das competições profissionais da FES

Agora é oficial: O Clube Atlético Colatinense (CAC) se afastou de todas as competições "profissionais" da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) por tempo indeterminado. A decisão do afastamento foi em virtude dos graves erros da arbitragem contra a equipe de Colatina. Confira na íntegra o ofício encaminhado ao presidente Marcus Vicente.
"Colatina-ES, 08 de Maio de 2009.
ILMO SRº. MARCUS ANTONIO VICENTE
Presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo
O CLUBE ATLETICO COLATINENSE, ainda revoltado e indignado pelas sucessões de erros cometidos pela arbitragem no Campeonato Estadual de 2009, vem por meio desta, comunicar que se afastará de todas as competições oficiais da categoria de profissionais promovidas por esta entidade por tempo indeterminado.
Tal atitude se deve ao fato desta entidade não tomar as providencia cabíveis para averiguação dos fatos ocorridos, uma vez, que este Clube encaminhou diversos ofícios, imagens de vídeo e ainda fazendo comunicação de forma verbal a Comissão de Arbitragem solicitando a punição dos árbitros envolvidos em erros grosseiros contra esta agremiação, não sendo atendida em nenhum momento com os árbitros permanecendo nos sorteios para as partidas.
O Clube Atlético Colatinense entende que fora prejudicado em pelo menos 05 jogos deste Campeonato Estadual, sendo que o último (Jaguaré 2 x 1 Colatinense), apitado pelo senhor Odair Mattos, foi o mais revoltante e tendencioso. O árbitro além de não coibir a violência por parte dos jogadores do Jaguaré, usou de "dois pesos e duas medidas" em desfavor do Colatinense, tendo expulsado 04 jogadores desta equipe e ainda terminado o jogo aos 40 minutos da segunda etapa alegando falta de segurança no estádio. Ora presidente, as imagens da partida mostram que havia policiamento suficiente no estádio, que inclusive protegeram por diversas vezes o árbitro da partida.
Ademais, outras atitudes dos árbitros causaram grande estranheza ao Clube Atlético Colatinense, como descrevemos a seguir:
Linhares 1 x 0 Colatinense - Sernamby - 1º turno: A auxiliar Solange Corrêa apontou um impedimento inexistente do meia Richard que acabou tendo o gol de empate anulado. Não foi feita reclamação oficial, porém as imagens são claras.
- São Mateus 2 x 2 Colatinense - Sernamby - 2º turno: O árbitro Devarly do Rosário marcou um pênalti inexistente quando o CAC vencia o líder do campeonato na casa do adversário e com um público de 3000 pessoas, além disso o árbitro deixou de dar dois pênaltis a favor do Colatinense. Como se não bastasse, expulsou o meia Wilian Simões em um lance de ataque. O clube enviou um documento oficial para a Comissão de Arbitragem reclamando o acontecimento.
Colatinense 0 x 1 Linhares - Justiniano M.Silva - 2º turno: O árbitro Antonio Buaiz Filho após trabalhar em uma partida de beach soccer pela manhã viajou para Colatina para trabalhar em uma partida profissional. Correu pouco, acompanhou as jogadas de longa distância e deixou de marcar 3 penalidades a favor do CAC. As imagens desta partida foram enviadas para a Comissão de Arbitragem que não se pronunciou posteriormente.
- Rio Branco 0 x 0 Colatinense - Salvador Costa - 2º turno: O árbitro Marcos André Gomes expulsou o lateral direito Fernando Totonho no primeiro tempo após ser agredido por um atleta adversário (as imagens são visíveis), sem revidar. Até o momento da expulsão, o atleta vinha sendo o principal nome do CAC na partida e responsável pelas jogadas mais perigosas. No entendimento dos dirigentes do CAC, se o atleta permanecesse no jogo, fatalmente em uma das suas jogadas o Colatinense venceria a partida. Há de se destacar que o auxiliar José Carlos Linhares que estava a poucos metros do acontecimento nada interferiu para ajudar o árbitro.
Destarte, houveram a partir da primeira reclamação contra a arbitragem, outros fatos que ocorreram que apenas causaram dúvidas ao clube, como 06 pênaltis marcados em quatro jogos seguidos em desfavor ao Colatinense, expulsões sem critérios por parte da arbitragem, mas sempre em desfavor do CAC.
Assim, o Clube Atlético Colatinense, por entender que não lhe foi dispensado o respeito que lhe era devido por ser um clube filiado a esta federação, resolveu pelo seu afastamento das competições profissionais oficiais promovidas por esta Federação de futebol, pelos fatos alhures mencionados.
Por fim, informa que continuará participando das competições referentes às categorias de base, uma vez que promove um trabalho social que vem rendendo bons frutos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Colatina, já que entendem que o esporte é um meio que promove a paz social, desde que conduzido com seriedade, honestidade e imparcialidade.
São por estes termos e fundamentos que firmamos a presente.
Atenciosamente,
Ferdinando Thadeu Main - Presidente
Édson Raul Caliari - Vice-presidente
Washington Pereira da Silva - Diretor de Futebol
João Carlos da Silva - Gerente de Futebol (FOTO)." (Fonte: Site do CAC. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: