quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bispo de Colatina conversa com jornalistas antecipando o Dia Mundial das Comunicações


Por ocasião do 43º Dia Mundial das Comunicações, celebrado pela Igreja Católica em todo mundo neste domingo (24/5), o bispo diocesano de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, recebeu a imprensa local para um bate-papo. O encontro foi realizado na Mitra Diocesana, nesta quarta-feira (20/5).
Inicialmente, o bispo convidou os jornalistas presentes a refletirem sobre a mensagem escrita pelo papa Bento XVI especialmente para a data que, este ano, traz o tema "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade".
Dom Décio falou sobre a mudança de valores que se observa hoje e a consequente necessidade de se recuperar vários deles. "Há um diminuir da verdade e da bondade", justificou. "É preciso recuperar o diálogo com outras religiões e culturas. E devemos começar esta ação aqui, no Brasil, onde há um verdadeiro laboratório de intercomunicação entre povos de várias origens, como indígenas, negros e brancos", analisou o bispo.
Dom Décio falou ainda sobre como a internet tem envolvido o dia-a-dia das pessoas, especialmente dos jovens. "Os jovens católicos devem trabalhar o diálogo entre a fé cristã e a cultura moderna, não podendo esquecer, é claro, a relação familiar e com o próximo", destacou. Segundo o bispo, não se deve negar os meios modernos de comunicação, apesar de estes veicularem valores, muitas vezes, contrários aos defendidos pela Igreja. "O fundamental está em nós. Por isso, devemos usar os meios de comunicação para reforçar os nossos valores cristãos", orientou.
A fala do bispo foi enriquecida pela participação dos jornalistas que também demonstraram preocupação e discernimento sobre o futuro trilhado pela comunicação. No encontro, estiveram presentes profissionais de mídia eletrônica (site), jornal impresso, rádio e televisão. (Fonte: Diocese. Inserida por Paulo Roberto Maciel)
......

Nenhum comentário: