sexta-feira, 29 de maio de 2009

Curso para quem é informal ou quer abrir próprio negócio até esta sexta-feira


Até esta sexta-feira, na Agência Central Fácil Noroeste, das 8 às 18 horas, poderão ser feitas as inscrições para o curso Próprio, um Programa de Orientação ao Candidato a Empresário, que começa segunda-feira, dia 01 de junho, no auditório do Sebrae, com o objetivo de capacitar os empresários informais, ou pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio, sobre o funcionamento de sua empresa e a elaboração do plano de negócio.
A intenção é propiciar assessoria completa para abrir um negócio, desde a análise do perfil empresarial e conhecimentos para planejar seu negócio, até a consultoria de viabilidade.
A capacitação está sendo viabilizada por uma parceria da Prefeitura de Colatina, por meio da Agência Central Fácil Noroeste; Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa); Funcab (Fundação Castelo Branco) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Terá carga horária total de 17 horas e 30 minutos, divididas em um encontro de uma hora e meia, três encontros de quatro horas e mais quatro horas para a consultoria de viabilidade. Vai acontecer em datas diferentes e em cinco módulos. No primeiro serão os módulos "Portas Abertas" e "Despertando o Empresário", das 17h30 às 22 horas. No dia 4 será o "Coletando Informações", das 18 às 22 horas, e ainda no dia 17 o "Conhecendo seu Negócio", também das 18 às 22 horas.
A metodologia utilizada será através de exposições interativas, trocas de experiências e exemplos práticos. As principais características do programa são: preparação para iniciar a empresa de forma correta, aprendizagem com quem já fez o seu negócio (erros e acertos), aprendizagem em grupo, mais consistente e fundamentada; temas com aplicação prática; tomada de decisão facilitada pela seqüência dos módulos e cada candidato é responsável pelo seu processo.
Segundo informou o Sebrae, é importante explicar ao cliente que o Programa começa pelo módulo "Portas Abertas", que é uma palestra gratuita, com uma hora e meia de duração, onde o cliente terá conhecimento de toda a estrutura do Programa e poderá optar por continuar ou não participando dele. Importante ressaltar também que o módulo é a "porta de entrada" para o Programa, sendo fundamental a participação de todos os interessados. Os clientes interessados deverão agendar sua participação para os próximos módulos.
O "Portas Abertas" tem o objetivo de propiciar uma visão geral do Programa, explicitando as competências que serão desenvolvidas pelos participantes e as vantagens que obterão ao levantarem dados e planejar seu empreendimento de forma consciente e fundamentada. O segundo módulo "Despertando para o Empresário", promove uma reflexão sobre as características comportamentais necessárias aos empreendedores para enfrentar da melhor forma os futuros desafios.
O terceiro, "Coletando Informações", trabalha na construção de um roteiro de coleta de informações que servirá de base para elaboração do plano de negócios (pesquisa de mercado). O quarto "Conhecendo seu Negócio" organiza as informações coletadas, com base no cenário da futura empresa, constituindo o plano de negócios.
E o quinto, "Consultoria de Viabilidade (individual), proporciona a análise da viabilidade econômico-financeira do futuro negócio, através de simulações e discussão dos aspectos do mercado.
Os quatro primeiros módulos são gratuitos. Para a Consultoria de Viabilidade o custo é de R$ 50. Para concluir o Programa não é obrigatório fazer o último módulo. (Fonte: Prefeitura. Inserida e adaptada por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: