segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Católicos em atividade na Diocese de Colatina/ES

Texto: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
SANTO TERÇO - Nesta segunda-feira tem mais uma reza do Terço na Catedral de Colatina, a partir das 18h15min. Na primeira segunda-feira do mês a direção é das mulheres; na segunda, a equipe do batismo; na terceira segunda-feira, quem dirige é a equipe das famílias; e na quarta, os dirigentes são do grupo do “Terço dos Homens”. A comunidade em geral é convidada a participar mais ativamente desses momentos vigorosos de fé todas as segundas-feiras. Nas igrejas católicas das comunidades dos barros os dias são diferentes, conforme a conveniência de cada uma. Na Matriz do Imaculado Coração de Maria, do bairro São Silvano, a reza do “Terço dos Homens” ocorre na terça-feira, às 19h. Tem também a Oração do Rosário (quatro terços), às segundas-feiras pela manhã, na Capela do Santíssimo da mesma igreja de São Silvano.
...
“MÃES QUE ORAM” – A missa das 19h desta quarta-feira (02/12/2015), na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, será com o grupo “Mães Que Oram Pelos Filhos”.
...
CORAL DA CATEDRAL - Já está concluída a programação da "Cantata de Natal 2015", com o Coral “Monsenhor Rubens Duque”, da Catedral de Colatina. O tema é “Jesus, Rosto Divino do Homem, Jesus, Rosto Humano de Deus”. A primeira participação será na quarta-feira (02/12/2015) na inauguração da Árvore de Natal, às 19h, na Praça Sol Poente. O coral fará apresentações até o dia 23 de dezembro, quando estará no Calçadão Geraldo Pereira, às 19h. As outras apresentaç/oes serão às 19h30: No dia 5 (sábado), em São Vicente; dia 9, no Hospital Sílvio Avidos; dia 10, em Vila Lenira; dia 12, no bairro Olívio Zanotelli; dia 15, no residencial Aldeia Imperial; dia 16, na Casa de Saúde (Hospital) Santa Maria; dia 17, em São Silvano; dia 19, em Maria Ismênia; dia 20, na Catedral (após a missa das 19h); dia 22, no Mosteiro das Irmãs Clarissas; e no  dia 23, no supermercado Hortifruti (18h30).
...
TEOLOGIA - O Centro de Estudos da Diocese de Colatina (Cedic) abriu o prazo de novas inscrições para o curso de Teologia para leigos. O início do curso está agendado para o dia 15 de fevereiro de 2016 e sua duração é de três anos. As aulas serão ministradas nas dependências do Edifício João Paulo II (prédio da Mitra Diocesana), em frente à Livraria Cordis. A taxa de inscrição é de R$ 35,00, mesmo valor da mensalidade. Trata-se de um curso de extensão ligado à Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte (Faje), que conta com um quadro de profissionais qualificados para cada área. A ficha de inscrição pode ser adquirida na secretaria da paróquia de origem de cada candidato ao curso e entregue até o dia 30 de dezembro no mesmo local. Mais informações pelo telefone (0-xx) 9.9895-6993 e e-mail: cedicdecolatina@gmail.com .
...
SOBRIEDADE - Nesta quinta-feira ocorre mais uma sessão semanal da Pastoral da Sobriedade, no Edifício João Paulo II (1º andar), no Centro de Colatina, aberta aos interessados. Destinada principalmente a dependentes químicos (álcool e drogas) e seus familiares e amigos (considerados codependentes), a reunião começa às 19h30min, com a ministração de mais um “Passo” para a sobriedade. O grupo da Catedral leva essa ação voluntária também aos internos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina em datas programadas. No total, são doze “passos” estipulados para completar o processo, e cada um é aplicado semanalmente em todo o país pelos voluntários da Pastoral da Sobriedade. Os “passos” são baseados em passagens da Bíblia Sagrada e cabe ao dependente ter fé e segui-los, conforme esta ordem: Admitir, Confiar, Entregar, Arrepender, Confessar, Renascer, Reparar, Professar a Fé, Orar e Vigiar, Servir, Celebrar e Festejar.
...

PORTA SANTA - A abertura da “Porta Santa”, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, será no dia 13 de dezembro. O evento religioso contará com um rito especial. Ao instituir esta data para a abertura da “Porta Santa”, o Papa Francisco deseja recordar aos fiéis que é da Misericórdia Divina que provém a alegria do cristão. A porta principal da Catedral foi fechada no domingo (22/11/2015) durante a missa das 19h, pelo celebrante, padre Malvino Xavier.  Ela ficará assim até o dia 13, mas os portões e as outras duas portas laterais de entrada permanecerão abertos. A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia, anunciado pelo Papa no dia 13 de março, em Roma. O acontecimento será um Jubileu Extraordinário que terá como seu centro a misericórdia de Deus. Segundo o site da Comunidade Canção Nova, “Antigamente entre os hebreus, o jubileu era um ano declarado santo e que acontecia a cada 50 anos, no qual se devia restituir a igualdade a todos os filhos de Israel. A Igreja católica iniciou a tradição do Ano Santo com o Papa Bonifácio VIII em 1300. Ele planejou um jubileu por século. A partir de 1475, para possibilitar que cada geração vivesse pelo menos um Ano Santo, o jubileu ordinário passou a acontecer a cada 25 anos. Um jubileu extraordinário pode ser realizado em ocasião de um acontecimento de particular importância. Até hoje, foram 26 Anos Santos ordinários. O último foi o Jubileu de 2000. Quanto aos jubileus extraordinários, o último foi o de 1983, instituído por João Paulo II pelos 1950 anos da Redenção. A Igreja católica deu ao jubileu judaico um significado mais espiritual. Consiste em um perdão geral, uma indulgência aberta a todos, e uma possibilidade de renovar a relação com Deus e com o próximo. Assim, o Ano Santo é sempre uma oportunidade para aprofundar a fé e viver com renovado empenho o testemunho cristão.”

Nenhum comentário: