quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Abastecimento alternativo de água em Colatina/ES: carros-pipa, tanques de armazenamento, doação de água potável...

Abastecimento fica somente em 30% do necessário. Estações de Tratamento produzem aproximadamente 34 mil metros cúbicos por segundo e durante os dias de abastecimento precário serão oferecidos somente 10 mil litros

Em uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (18/11/2015) entre a Prefeitura, Governo do ES, Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Ambiental, foram atualizadas as informações sobre a distribuição de água potável em Colatina.
Na ocasião o prefeito Leonardo Deptulski explicou que a lama chegou a Colatina, na altura de Itapina, na noite de terça-feira, e deve chegar ao Centro da cidade ainda nesta quarta-feira. Por esse motivo a captação de água pelo rio Doce foi interrompida, e o plano de ação para abastecimento alternativo foi colocado em prática.
O plano de ação consiste em buscar fontes alternativas para o abastecimento dos cerca de 120 mil moradores de Colatina. Entre as ações traçadas estão: abastecimento por meio de carros-pipa, tanques de armazenamento e distribuição de água, captação em lagoas da região, perfuração de poços artesianos, construção de adutoras e doações de água potável.
Mesmo com todos os esforços a expectativa é que o abastecimento fique somente com 30% do que é necessário. Diariamente as Estações de Tratamento de Água produzem aproximadamente 34mil metros cúbicos por segundo. Durante os dias de abastecimento precário o município consegue oferecer somente 10mil. As ETA’s estão trabalhando com abastecimento por carros-pipa e conseguirão trabalhar com cerca de 30% da sua capacidade.
Por esse motivo a Prefeitura pede a colaboração da população para que consuma de forma consciente e que economize ao máximo. Ainda não há previsão que a captação volte a ocorrer no rio Doce.
Acácia Negra
O produto utilizado pelo SAAE para tratamento de água já está em Colatina. Assim que a onda de lama chegar, o produto será testado no laboratório do Sanear e posteriormente encaminhado para laboratório para laudo para atestar a qualidade da água. O Tanfloc, de origem vegetal, extraído da casca da acácia negra não altera o pH da água, eliminando a adição das substancias utilizadas para restabelecer a alcalinidade. O produto consegue separar a lama (decantar) para que a água volte a ser tratada e distribuída à população. Depois de experimentado o produto em Governador Valadares, foram feitos todos os testes, em Belo Horizonte, que asseguram a qualidade da água tratada.
Poços artesianos: uma empresa especializada em perfuração de poços está trabalhando para a viabilização de três poços do lado norte (ETA II) e três do lado sul (ETA I). Cada poço leva cerca de 5 dias para entrar em funcionamento. 
Carros pipa: cerca de 50 carros-pipas estão na cidade para auxiliar no abastecimento tanto de água bruta (sem tratamento) quanto de água tratada. Esse contingente consegue abastecer a rede com cerca de 10 mil m³ de água, o que vai garantir 30% de abastecimento. Hoje o Sanear fornece na rede por volta de 34 mil m³, com a captação pelo Rio Doce. Os carros também irão levar água das lagoas do Limão e Batista até as Estações de Tratamento.
Tanques de armazenamento: Antônio Torres, um dos proprietários da empresa Fortlev, informou que a empresa colocou à disposição dos Municípios toda a expertise em armazenamento de água potável e não potável. A ajuda chegou neste domingo "Estamos trabalhando na prevenção para que não aconteça a falta de água na cidade de Colatina". A empresa colocou à disposição inicialmente 51 tanques, que serão instalados em 51 localidades do município.
Vagões da Vale: A Vale disponibilizou para Colatina 160 mil litros de água tratada por dia, que serão transportados por meio dos vagões através da estrada de ferro. A empresa se comprometeu a enviar remessas diárias para a cidade, que serão usadas para o abastecimento da cidade.
Fonte: www.colatina.es.gov.br - 18/11/2015

Nenhum comentário: