terça-feira, 10 de novembro de 2015

Os cuidados com o armazenamento de água em casa


09/11/2015 - Com a chegada da onda de dejetos da barragem em Mariana, os moradores de Colatina estão armazenando água em baldes e galões, com receio e uma possível paralisação no abastecimento. A Prefeitura alerta para que essa água seja armazenada de forma correta sem riscos à saúde ou a proliferação do mosquito da dengue.
Comprar dezenas de litros de água no supermercado e encher vasilhames pode não garantir que o usuário tenha sua própria fonte potável. As altas temperaturas e o local de armazenamento podem causar problemas. Confira algumas dicas:
Água estraga?
A exposição ao sol altera o equilíbrio químico, especialmente se for uma água mineral da fonte. Uma garrafa de plástico lacrada pode durar em média de sessenta a noventa dias, por exemplo. Depois de aberta, o ideal é consumir o conteúdo em dez dias, para manter a qualidade.
Existe um ambiente ideal para deixar os recipientes com água?
No caso dá água mineral, mesmo lacrada, a exposição ao sol pode provocar fungos. Afinal, quando ela entra em processo de fotossíntese, as algas se multiplicam com a luz. Lugares escuros e com temperaturas mais amenas são ideais para guardar as garrafas. Evite armazenar seus produtos de água na garagem, sob o sol, perto de fumaça de gasolina, pesticidas e outros produtos químicos que poderiam, no mínimo, afetar o cheiro e o gosto do líquido.
Armazenar a água em tambores é maléfico ou benéfico?
Os tambores com tampa ajudam a manter a purificação da água, mas especificamente a que for separada para o reuso. Essa tampa ajuda a minimizar o contato com o ar, o que mantém mais tempo de conservação. Lembrando que a água usada para consumo não deve ser armazenada em um tambor, já que higienizá-lo por completo é quase impossível.
Para evitar a dengue é precisa ficar atento aos seguintes cuidados:
- Mantenha as caixas d'água sempre tampadas;
- Ao armazenar água em baldes, bacias e tonéis busque a melhor forma de lacrá-los (telas ou sacos plásticos são indicados);
- Piscinas plásticas também devem ser mantidas cobertas com lonas;
- Fique atento aos pratos de plantas.
Fonte: http://www.colatina.es.gov.br

Nenhum comentário: