terça-feira, 17 de novembro de 2015

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ES: Muniz Freire será contemplada com nova unidade da Escola Viva

Manchete redigida por Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
Uma nova unidade do Programa Escola Viva foi anunciada, nesta segunda-feira (16), pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). A terceira será implantada no município de Muniz Freire, a partir de 2016, e ofertará 570 vagas. A nova Escola Viva será implantada na Escola Estadual Bráulio Franco, que aderiu ao programa por meio do edital de credenciamento n° 017/2015, que estabelece requisitos para que as escolas possam fazer adesão. A Escola Estadual passará a chamar Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Bráulio Franco.
“A Bráulio Franco é uma escola tradicional do município de Muniz Freire, todos solicitaram e decidiram transformar a escola em Escola Viva. Foi desejo da comunidade, das famílias e dos estudantes. Estamos muito contentes com a decisão”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Para solicitar adesão, a direção da escola realizou reuniões com a comunidade escolar, com o Conselho de Escola e com a comunidade local para apresentação do Programa, apresentando a lista de presença e as atas das reuniões, entre outros requisitos, para a Comissão de Credenciamento, que avaliou a viabilidade de adesão.
Outras escolas da rede estadual também podem solicitar a adesão. O prazo para participar é até o dia 30 de novembro. Todas as informações estão disponíveis no edital. Para conferir, basta acessar o site da Sedu – www.educacao.es.gov.br e clicar no banner “Credenciamento Programa Escola Viva”.
A Escola Bráulio Franco possui uma estrutura composta por 14 salas de aula; sala de professores, biblioteca; dois laboratórios de informática; um laboratório de ciências; banheiro para portadores de necessidades especiais; quadra poliesportiva coberta; refeitório; sala de rádio/grêmio e auditório.
As vagas para a nova unidade já estão abertas. Os estudantes interessados devem preencher o formulário eletrônico disponibilizado no site da Sedu - www.educacao.es.gov.br, no banner “Chamada Pública Escolar 2016”
O período de matrículas para o estudante que já estuda na rede estadual e que deseja mudar para uma unidade da Escola Viva é de 16 a 20 de novembro. Já de 27 de novembro a 14 de dezembro, é o período para que os estudantes das redes municipais, federal ou privada ou que esteja fora da escola possam solicitar uma vaga na rede estadual.
Além de Muniz Freire, outra unidade do Programa também será aberta em 2016. O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Beato será implantado no bairro Planalto Serrano, no município da Serra, e abrirá 720 vagas. E a oferta de vagas no Programa não para por aí, no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, localizada em Vitória, para 2016, serão abertas mais 400 vagas na unidade.
Escola Viva
Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.
A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.
O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799 e prevê a implantação de 30 escolas em turno único até 2018.
Investimento de 40 milhões para melhoria do Espaço Físico das Escolas Estaduais
Outra novidade anunciada pelo secretário Haroldo Rocha é o  novo programa de manutenção predial e melhoria do espaço físico das escolas da rede estadual de ensino. Com o investimento de R$ 40 milhões, 80 escolas estaduais estarão, permanentemente, realizando pequenas obras.  O objetivo do Programa é viabilizar a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva nas unidades escolares e administrativas da rede pública estadual de ensino, com fornecimento de mão de obra e materiais. Os serviços de manutenção serão executados por lotes. São cinco lotes, que contemplam os 78 municípios do Espírito Santo, onde as empresas que venceram as licitações contemplarão os serviços de manutenção envolvendo intervenções em: Banheiros e Cozinha; Instalações Hidrossanitárias (água e esgoto); Instalações Elétricas; Cobertura (telhado); Quadra; Esquadrias; Muros, divisórios e calçadas, além da conservação de ambientes. “Além de beneficiar as escolas da rede estadual, a contratação das empresas para realizarem os serviços irá gerar 570 empregos diretos e 1.710 indiretos em diversas regiões do Estado. Esse é um passo importante para dar mais velocidade no início das manutenções, garantindo diversas pequenas obras em andamento e mantendo o bom funcionamento da rede”, explica o secretário. Representantes das empresas contratadas também estiveram presentes na coletiva de imprensa para assinatura dos contratos que terão duração de 12 meses.

Fonte e informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação / SEDU Vivian Camargo/ Flávia Zambrone vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815

Nenhum comentário: