sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Produção de água tratada é retomada em Colatina/ES e em quatro dias espera-se normalização do abastecimento

Com os resultados positivos das análises da qualidade da água em Colatina foram retomados o abastecimento da cidade por meio das Estações de Tratamento de Água. Desde o dia 18 de novembro a captação foi suspensa em Colatina, com a chegada da onda de lama com o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, MG.
Com apoio de especialistas e técnicos em tratamento de água, que atuaram no restabelecimento da captação em Governador Valadares, a Prefeitura e o Sanear vêm realizando testes e acompanhando a evolução dos exames, obtendo neste domingo um resultado de análise de água completamente dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 2914/2011. Com o restabelecimento da captação no rio Doce, será retomada aos poucos a produção de água tratada, mas como os reservatórios estão vazios, serão precisos até quatro dias para restabelecer o abastecimento em toda cidade.
Tanfloc
O Tanfloc é extraído de um vegetal (Acácia Negra) através  de sua casca, portanto trata-se de um produto natural. Ele é biodegradável e não consome alcalinidade do meio, por isso não altera o pH da água tratada, além de que os resíduos produzidos em decantadores são cerca de aproximadamente 10% do que produzido com outros produtos similares. Para que o uso do Tanfloc fosse possível foram realizados diversos teste. Esses testes asseguram a qualidade da água. “Sobre hipótese alguma iremos oferecer a população uma água que não esteja segura. Todo nosso trabalho está dentro dos parâmetros de legislação”, garante o engenheiro João Virgílio. 26/11/2015 - Site da notícia: www.colatina.es.gov.br

Nenhum comentário: