terça-feira, 10 de novembro de 2015

Onda de lama da barragem de Mariana chega nesta terça a Colatina/ES

Em uma coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (09/11/2015) o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, explicou algumas das ações que estão sendo realizadas para a chegada da onda. As medidas buscam amenizar os transtornos que serão causados pela lama.
Segundo dados do CPRM a onda que atingiu o Rio Doce na altura de Governador Valadares teve um pico máximo de dois metros de altura. “Lá o Rio Doce é mais estreito, aqui a projeção de no máximo 1,5 metros está mantida pela CPRM e não teremos problemas de inundação”, explica Leonardo. As 11 horas de hoje a CPRM vai fazer um novo comunicado precisando os horários.
De acordo com o prefeito as barragens existentes ao longo do Doce estão auxiliando nesse processo de contenção da onda. “Elas estão esvaziando a água que elas tinham antes para receber a água da onda de lama que está vindo, então uma parte dessa onda está ficando retida. Temos ainda mais duas barragens para chegar aqui, assim está havendo uma mudança tanto na velocidade quanto na qualidade da água que está chegando, por isso é que nós precisamos esperar chegar esse volume de água para fazer análise e sabermos se temos condições de continuar captando”, conclui.
A suspensão da captação de água está mantida assim que a onda chegar. Segundo Leonardo a partir dessa chegada serão feitas análises que apontarão sobre a potabilidade da água. “Por isso estamos dando prosseguimento a estratégia que montamos de atender com carro-pipa com água tratada e água bruta para poder tratar uma parte. Estamos recebendo hoje 30 carros-pipas somando com os nossos, temos mais alguns previstos para chegar, para ficarmos entre 40 e 50 carros para mantermos o mínimo de atendimento, a rede de solidariedade está grande, alguns prefeitos nos ligando, mas infelizmente o carro-pipa não substitui a captação”.
Equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal estão percorrendo o Rio Doce, fazendo um complemento do trabalho que já se iniciou ontem, conversando com os pescadores e população ribeirinha.
Segundo o coronel Fabiano Bonno, as ações de logística para a chegada dos carros pipas, pontos de captação, e o contato em Linhares que vai ceder água potável já estão sendo feitas. “Estamos auxiliando no que for possível e nos meios necessários para que a gente consiga minimizar o máximo o estrago que essa onda de lama vai trazer para os municípios capixabas. Nossa ideia é que os danos sejam os menores possíveis”, explicou.

NOTA DO BLOG WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM (Texto: Paulo R. Maciel): 
O nível do rio Doce, em Colatina/ES, já subiu mais de um metro em relação a dias anteriores, quando se observava forte assoreamento, e a água está mais turva, amarelada, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (10/11/2015). Segundo o prefeito Leonardo Deptulski, em entrevista a canais de TV nesta manhã, ainda não é a lama da barragem rompida em Mariana que passa por aqui. Conforme sua avaliação, trata-se, sim, de água liberada pelas usinas hidrelétricas a montante de Colatina por causa da aproximação dos rejeitos da tragédia mineira. O prefeito insiste que não há como determinar por quanto tempo o abastecimento de água será suspenso, após a chegada da lama, pois será necessário fazer uma análise local da situação no ponto de captação no rio pelo Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear) - empresa pública que cuida da água e do lixo da "Princesa do Norte" do Espírito Santo. Desde cedo vários curiosos se dirigiram principalmente à margem direita do curso d´água, a fim de observar a transformação do cenário. Algumas ilhas e bancos  de areia formados pela erosão ja foram cobertos pelo maior volume de água que desce rumo à foz do rio, no distrito de Regência, em Linhares/ES. 

AULAS SUSPENSAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Em uma reunião realizada na tarde do último sábado, equipes da Prefeitura e do Governo discutiram as ações de logística com a chegada da onda de dejetos proveniente da barragem de Mariana/MG. Uma delas foi a suspensão das aulas nas escolas municipais. Ao todo são 42 escolas com aulas suspensas na cidade e interior. Para evitar o desconforto nas escolas, as aulas da rede municipal de ensino estarão suspensas na terça-feira (10) e só serão retomadas após o abastecimento ser normalizado. No interior as seguintes escolas também estarão com aulas suspensas: EPM Professora Celi Rocha – Comunidade de Maria Ortiz, EMCOR Professora Luiza Crema – Comunidade de Baunilha, EPM 15 de Outubro – Comunidade de 15 de Outubro, EPM Rotary Clube – Comunidade Luiz Iglesias, EUM São Salvador – Comunidade de São Salvador.
Fonte: WWW.COLATINA.ES.GOV.BR (Site da Prefeitura de Colatina)
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000 
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »

Nenhum comentário: