segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Católicos em atividade na Diocese de Colatina/ES

Texto: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
PORTA SANTA - A abertura da “Porta Santa”, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, será no dia 13 de dezembro. O evento religioso contará com um rito especial. Ao instituir esta data para a abertura da “Porta Santa”, o Papa Francisco deseja recordar aos fiéis que é da Misericórdia Divina que provém a alegria do cristão. A porta principal da Catedral foi fechada no domingo (22/11/2015) durante a missa das 19h, pelo celebrante, padre Malvino Xavier.  Ela ficará assim até o dia 13, mas os portões e as outras duas portas laterais de entrada permanecerão abertos. A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia, anunciado pelo Papa no dia 13 de março, em Roma. O acontecimento será um Jubileu Extraordinário que terá como seu centro a misericórdia de Deus. Segundo o site da Comunidade Canção Nova, “Antigamente entre os hebreus, o jubileu era um ano declarado santo e que acontecia a cada 50 anos, no qual se devia restituir a igualdade a todos os filhos de Israel. A Igreja católica iniciou a tradição do Ano Santo com o Papa Bonifácio VIII em 1300. Ele planejou um jubileu por século. A partir de 1475, para possibilitar que cada geração vivesse pelo menos um Ano Santo, o jubileu ordinário passou a acontecer a cada 25 anos. Um jubileu extraordinário pode ser realizado em ocasião de um acontecimento de particular importância. Até hoje, foram 26 Anos Santos ordinários. O último foi o Jubileu de 2000. Quanto aos jubileus extraordinários, o último foi o de 1983, instituído por João Paulo II pelos 1950 anos da Redenção. A Igreja católica deu ao jubileu judaico um significado mais espiritual. Consiste em um perdão geral, uma indulgência aberta a todos, e uma possibilidade de renovar a relação com Deus e com o próximo. Assim, o Ano Santo é sempre uma oportunidade para aprofundar a fé e viver com renovado empenho o testemunho cristão.”
...
SANTO TERÇO - Nesta segunda-feira tem mais uma reza do Terço na Catedral de Colatina, a partir das 18h15min. Será dirigida pela Equipe do “Terço dos Homens”. Na primeira segunda-feira do mês a direção é das mulheres; na segunda, equipe do batismo; na terceira segunda, das famílias; e na quarta, os dirigentes são do grupo do “Terço dos Homens”. A comunidade em geral é convidada a participar mais ativamente desses momentos vigorosos de fé todas as segundas-feiras. Nas igrejas católicas das comunidades dos barros os dias são diferentes, conforme a conveniência de cada uma. Na Matriz do Imaculado Coração de Maria, do bairro São Silvano, a reza do “Terço dos Homens” ocorre na terça-feira, às 19h. Tem também a Oração do Rosário (quatro terços), às segundas-feiras pela manhã, na Capela do Santíssimo da mesma igreja de São Silvano.
...
AÇÃO DE GRAÇAS - Na quinta-feira (26/11/2015) será comemorado o Dia Nacional de Ação de Graças, momento especial para agradecer as bênçãos de Deus recebidas neste ano. Haverá duas missas em Ação de Graças na Catedral do Sagrado Coração de Jesus. A primeira será oficiada ao meio-dia pelo padre Devaldo Lorençutti. À noite (7h), a celebração será na língua inglesa, com a participação especial das escolas de Inglês e outras, além dos interessados em geral. A promoção é da Pastoral da Educação da cidade de Colatina.
...
NOSSA SENHORA - Na sexta-feira (27/11/2015) será oficiada a Missa de Nossa Senhora das Graças, às 19h, na Catedral, com a participação do padre Henrique, da Paróquia de São Silvano.  
...
VOLUNTÁRIOS - A RCC, ECC, EJC, EAC convidam voluntários para ajudar no descarregamento caminhões com doações de água mineral para o município de Colatina/ES. Mais detalhes sobre o assunto no facebook do CRJ de Colatina (facebook.com/crj.centroreferenciajuventude) e no site da Prefeitura.
...
TEOLOGIA - O Centro de Estudos da Diocese de Colatina (Cedic) abriu o prazo de novas inscrições para o curso de Teologia para leigos. O início do curso está agendado para o dia 15 de fevereiro de 2016 e sua duração é de três anos. As aulas serão ministradas nas dependências do Edifício João Paulo II (prédio da Mitra Diocesana), em frente à Livraria Cordis. A taxa de inscrição é de R$ 35,00, mesmo valor da mensalidade. Trata-se de um curso de extensão ligado à Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte (Faje), que conta com um quadro de profissionais qualificados para cada área. A ficha de inscrição pode ser adquirida na secretaria da paróquia de origem de cada candidato ao curso e entregue até o dia 30 de dezembro no mesmo local. Mais informações pelo telefone (0-xx) 9.9895-6993 e e-mail: cedicdecolatina@gmail.com .
...
SOBRIEDADE - Nesta quinta-feira ocorre mais uma sessão semanal da Pastoral da Sobriedade, no Edifício João Paulo II, no Centro de Colatina, aberta aos interessados. Destinada principalmente a dependentes químicos (álcool e drogas) e seus familiares e amigos (considerados codependentes), a reunião começa às 19h30min, com a ministração de mais um “Passo” para a sobriedade. O grupo da Catedral leva essa ação voluntária também aos internos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina em datas programadas. No total, são doze “Passos” estipulados para completar o processo, e cada um é aplicado semanalmente em todo o país pela Pastoral da Sobriedade. Eles são baseados em passagens da Bíblia Sagrada e cabe ao dependente ter fé e segui-los conforme esta ordem: Admitir, Confiar, Entregar, Arrepender, Confessar, Renascer, Reparar, Professar a Fé, Orar e Vigiar, Servir, Celebrar e Festejar.
...

OFICINA DE ORAÇÃO - No domingo (22/11/2015), os participantes do curso “Oficina de Oração e Vida – Uma Nova Evangelização “, da Diocese de Colatina (Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Catedral), tiveram a última sessão do programa :“Deserto”. Foi uma espécie de “retiro”,  para fechar com chave de ouro as quinze sessões da oficina, ministradas semanalmente, às quartas-feiras, no Edifício João Paulo II, no Centro da cidade.  O “Deserto” é uma sessão especial de encerramento, que, desta feita, ocorreu no sítio Dalla Bernardina. Em clima de silêncio, reflexão, meditação e oração, os oficinistas concluíram sua missão de aprendizado. Terminada essa etapa, uma nova oficina só será aberta aos interessados em março de 2016. A “Oficina de Oração e Vida” é um serviço eclesial iniciado pelo saudoso frei capuchinho espanhol Ignacio Larrañaga  em 1984.  São quinze sessões, uma por semana, com duas horas de duração cada.  Trata-se de uma escola de oração, onde o participante pratica o aprofundamento na arte de orar, buscando, de certa forma, superar suas angústias, ansiedades, medos e tristezas, conforme o Manual de Oração.   

Nenhum comentário: