domingo, 15 de novembro de 2015

Católicos em atividade na Diocese de Colatina/ES

Texto: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
No sábado (21/11/2015) a Missa de Nossa Senhora da Saúde, na Catedral de Colatina, será às 6h da manhã. O horário normal seria 6h30min, mas o padre Malvino Xavier informou na celebração eucarística de domingo (15/11/2015) que o ofício religioso será antecipado em meia hora por causa de compromissos que terá às 9h em Ibiraçu/ES.
...
Haverá Romaria Diocesana do Setor Juventude e da Pastoral da Educação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu/ES, no sábado (21/11/2015). No local haverá missa às 18h, presidida pelo bispo da Diocese de Colatina, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. O ônibus sairá de Colatina às 16h, em frente à Catedral. Os interessados devem procurar a secretaria paroquial para mais informações.
...
 O evento de formação “A Espiritualidade do Advento” será realizado no domingo (22/11/2015), no Mosteiro Santíssima Trindade, em Colatina/ES, das 8h às 12h. Estará à frente dos trabalhos a assessora Maria Goretti das Neves Vieira Machado, diretora do Colégio Marista de Colatina. São convocados para participar os membros das equipes de serviço, agentes de pastorais, movimentos, ministros, catequistas e conselheiros das comunidade da Paróquia da Catedral do Sagrado Coração de Jesus.
...
A RCC, ECC, EJC, EAC convida voluntários para ajudar no descarregamento caminhões com doações de água mineral para o município de Colatina/ES. Mais detalhes sobre o assunto no facebook do CRJ de Colatina e no site da Prefeitura.
...
O Centro de Estudos da Diocese de Colatina (Cedic) abriu o prazo de novas inscrições para o curso de Teologia para leigos. O início do curso está agendado para o dia 15 de fevereiro de 2016 e sua duração é de três anos. As aulas serão ministradas nas dependências do Edifício João Paulo II (prédio da Mitra Diocesana), em frente à Livraria Cordis. A taxa de inscrição é de R$ 35,00, mesmo valor da mensalidade. Trata-se de um curso de extensão ligado à Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte (Faje), que conta com um quadro de profissionais qualificados para cada área. A ficha de inscrição pode ser adquirida na secretaria da paróquia de origem de cada candidato ao curso e entregue até o dia 30 de dezembro no mesmo local. Mais informações pelo telefone (0-xx) 9.9895-6993 e e-mail: cedicdecolatina@gmail.com .
...
Nesta quinta-feira ocorre mais uma sessão semanal da Pastoral da Sobriedade, no Edifício João Paulo II, no Centro de Colatina, aberta aos interessados. Destinada a dependentes químicos (álcool e drogas) e seus familiares e amigos (considerados codependentes), a reunião começa às 19h30min, com a ministração de mais um “Passo” para a sobriedade. O grupo da Catedral leva essa ação voluntária também aos internos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina em datas programadas. No total, são doze “Passos” estipulados para completar o processo, e cada um é aplicado semanalmente em todo o país pela Pastoral da Sobriedade. Eles são baseados em passagens da Bíblia Sagrada e cabe ao dependente ter fé e segui-los conforme esta ordem: Admitir, Confiar, Entregar, Arrepender, Confessar, Renascer, Reparar, Professar a Fé, Orar e Vigiar, Servir, Celebrar e Festejar.
...

Na segunda-feira tem mais uma reza do Terço na Catedral de Colatina, a partir das 18h15min. Será dirigida pela Equipe da Família. Na primeira segunda-feira do mês a direção é das mulheres; na segunda, equipe do batismo; na terceira segunda, das famílias; e na quarta, os dirigentes são do grupo do “Terço dos Homens”. A comunidade em geral é convidada a participar mais ativamente desses momentos vigorosos de fé todas as segundas-feiras. Nas igrejas católicas das comunidades dos barros os dias são diferentes, conforme a conveniência de cada uma. Na Matriz do Imaculado Coração de Maria, do bairro São Silvano, a reza do “Terço dos Homens” ocorre na terça-feira, às 19h. Tem também a Oração do Rosário (quatro terços), às segundas-feiras pela manhã, na Capela do Santíssimo da mesma igreja de São Silvano.

No domingo (22/11/2015), os participantes do curso “Oficina de Oração e Vida – Uma Nova Evangelização “, da Diocese de Colatina (Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Catedral), terão a última sessão do programa :“Deserto”. É o momento de fechar com chave de ouro as quinze sessões semanais da oficina, ministrada às quartas-feiras no Edifício João Paulo II, no Centro da cidade.  O “Deserto” é uma sessão especial de encerramento, que ocorrerá num sítio em clima de silêncio, reflexão, meditação e oração. Terminada essa etapa, uma nova oficina só será aberta aos interessados em 2016. A “Oficina de Oração e Vida” é um serviço eclesial iniciado pelo saudoso frei capuchinho espanhol Ignacio Larrañaga  em 1984.  São quinze sessões semanais, cada uma com duas horas de duração.  Trata-se de uma escola de oração, onde o oficinista pratica o aprofundamento na arte de orar, buscando, de certa forma, superar suas angústias, ansiedades, medos e tristezas, conforme o Manual de Oração.   

Nenhum comentário: