quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dilma e governadores firmam pacto por recuperação do Rio Doce

Após duas horas e meia de reunião entre a  presidente da República, Dilma Rousseff, e os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung, e Minas Gerais, Fernando Pimentel, foi estabelecido um acordo de atuação conjunta para recuperação do Rio Doce. As medidas que serão adotadas estão em fase de elaboração e irão seguir um posicionamento jurídico conjunto que será debatido nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Meio Ambiente junto às Procuradorias capixaba e mineira.
Após a reunião, em entrevista coletiva à imprensa,  Dilma Rousseff explicou que os trabalhos emergenciais continuam sendo nas regiões afetadas pela lama de rejeitos após o rompimento da barragem de Mariana (MG). Dilma disse ainda que é possível agir estrategicamente e já pensar no resgate do Rio Doce. "A reunião de hoje reforçou a necessidade de recuperarmos o Rio Doce e entregá-lo melhor do que antes. Porém, para definirmos quais ações serão realizadas,  precisamos estabelecer uma arquitetura jurídica sobre as responsabilidades e atuação das partes", disse a presidente.
Já o governador Paulo Hartung avaliou positivamente o encontro pela oportunidade de Minas Gerais, Espírito Santo e Governo Federal atuarem de forma conjunta. "Fizemos um balanço das ações emergenciais adotadas e começamos a traçar diretrizes de alinhamento para atuação. As ações precisam ser planejadas e coordenadas em conjunto, de forma organizada e com funções bem definidas para recuperar nosso Rio Doce. Temos que desenvolver um modelo de gestão para essa recuperação, e para isso é preciso envolver não só o poder público,  mas também o Instituto Terra [do Sebastião Salgado] e os Ministérios Públicos , o Comitê de Bacia do Rio Doce, a Academia, entre outros. Um fundo com formato a ser definido pode ser criado para ajudar nessa recuperação", avalia o governador.
Hartung ressaltou estar  preocupado e monitorando diariamente  as ações  emergenciais. "Seguimos com uma equipe do Governo de plantão na região, monitorando os acontecimentos e cenários existentes. Não estamos medindo esforços para minimizar os impactos da passagem da lama", frisou.
O encontro foi intitulado como  reunião do Comitê de Gestão e Avaliação de Respostas ao Desastre no Rio Doce. Além de Dilma, Hartung e Pimentel, participaram do encontro os ministros de Meio Ambiente, Izabella Teixeira; Minas e Energia, Eduardo Braga; e Integração Nacional, Gilberto Occhi; a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos; o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, General Adriano Pereira Jr.
Fonte e informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado - Leonardo Nunes

Nenhum comentário: