sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Sanear - empresa responsável pela água e lixo em Colatina/ES - tenta esclarecer dúvidas

TIRE SUAS DÚVIDAS

 POÇOS ARTESIANOS ESTÃO SENDO PERFURADOS EM COLATINA? Estão, sim. Uma empresa especializada em perfuração de poços está trabalhando para a viabilização de três poços do lado norte (ETA II) e três do lado sul (ETA I). Cada poço leva cerca de 5 dias para entrar em funcionamento. PORQUE A ÁGUA NÃO CHEGOU NA MINHA CASA? O SANEAR INTERROMPEU O ABASTECIMENTO? No início do reabastecimento, as partes mais próximas e mais baixas recebem água primeiro. É preciso encher os reservatórios do SANEAR em diversos pontos da cidade para que a água chegue em todos os locais. A quantidade de água tratada pode variar ao longo do dia, o que nem sempre significa que o abastecimento será paralisado. COMO FUNCIONAM O COMITÊ DE CRISE E AS AÇÕES DE EMERGÊNCIA? Desde que foi previsto que lama chegaria a cidade, um Comitê de Gerenciamento de Crise do qual fazem parte a Prefeitura, Defesa Civil Municipal e Estadual, Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Samarco entre outros. Homens do Exército estão na cidade colaborando com a distribuição da água. Servidores públicos e voluntários também estão totalmente envolvidos, inclusive, em todas as ações de distribuição de água no fim de semana. COLATINA AINDA PRECISA DA DOAÇÃO DE ÁGUA? Sim, precisa. As doações de água potável poderão ser feitas todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 8h às 20h, no Quartel do Corpo de Bombeiros em Vitória (ao lado da 3ª ponte); no antigo Restaurante Popular em Colatina (próximo ao 8º Batalhão da PM) e na Companhia da Polícia Militar de Baixo Guandu, no bairro Sapucaia. E A CAPTAÇÃO ALTERNATIVA AO RIO DOCE? O plano de ação consiste em buscar fontes alternativas para o abastecimento dos cerca de 120 mil moradores de Colatina. Entre as ações traçadas estão: abastecimento por meio de carros-pipa, tanques de armazenamento e distribuição de água, captação em lagoas da região, perfuração de poços artesianos, construção de adutoras e doações de água potável. Mesmo com todos os esforços a expectativa é que o abastecimento fique somente com 30% do que é necessário. Diariamente as Estações de Tratamento de Água produzem aproximadamente 34mil metros cúbicos por segundo. Durante os dias de abastecimento precário o município consegue oferecer somente 10mil. As ETA’s estão trabalhando com abastecimento por carros-pipa e conseguirão trabalhar com cerca de 30% da sua capacidade. CASOS DE DENGUE TEM AUMENTADO? Sim. Por isso é necessário que a população mantenha seus reservatórios de água tampados e em locais apropriados. A CAPTAÇÃO DE ÁGUA VOLTA QUANDO? A lama não parou de “descer” pelo rio Doce e não é possível medir quanto de lama está “descendo” ou quanto ainda irá passar pela cidade. A maior ou menor quantidade de lama afeta se o SANEAR consegue ou não tratar de água. POR QUE MEU BAIRRO NÃO TEM CAIXA DE ARMAZENAMENTO? Os bairros que possuem reservatórios próprios serão abastecidos por meio de carros-pipas, diretamente nesses reservatórios. ONDE POSSO TIRAR DÚVIDAS SOBRE O ABASTECIMENTO? A Prefeitura está disponibilizando o número 2102-4303 para que a população tire suas dúvidas. O atendimento acontece de 8 às 18 horas.
NOTA DO BLOG WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM: Está havendo dificuldade nos últimos dias para acessar o site da Prefeitura Municipal de Colatina - WWW.COLATINA.ES.GOV.BR . Isso deixa a população mais desinformada, como se verifica nas ruas entre os populares. Muitos não sabem onde e quando obter doação de água mineral que foi enviada para o município. Outros se encontram distantes dos reservatórios de 10 mil litros que foram disponibilizados em pontos estratégicos da cidade ou não tem galões (baldes) que possam acumular água suficiente para suas necessidades.
SAMARCO EMITE COMUNICADO
COMUNICADO 51 - 19/Nov - 2015 FONTE: WWW.SAMARCO.COM

Postos de atendimento são disponibilizados no ES

A partir desta quinta-feira, 19/11/2015, os moradores de Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares contarão com 12 postos de atendimento, nos quais será possível esclarecer dúvidas e obter informações. Os atendimentos serão realizados diariamente, das 9h às 18h, por profissionais contratados pela Samarco, em tendas localizadas em endereços indicados pelo poder público.
Confira os locais de atendimento de cada município:
– Baixo Guandu: bairros Mascarenhas, Sapucaia e Centro.
– Colatina: bairro Honório Fraga, Praça da Matriz (bairro São Silvano), Praça de Itapina e Calçadão.
– Marilândia: próximo a Praça 15 de Maio, Comunidade Ribeirinha Boninsegna.
– Linhares: Centro (Mercado Municipal), Povoação (Associação de Moradores) e Regência (Associação de Moradores).
A Samarco também está à disposição dos moradores por meio de outros canais de comunicação: assistencia.es@samarco.com, Central de Relacionamento (0800 031 2303) e Ouvidoria (0800 721 0717).


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