sábado, 7 de novembro de 2015

Governo do Estado discute em Colatina/ES chegada de enxurrada de lama da barragem de Mariana;MG

07/11/2015 - Em uma reunião realizada na tarde deste sábado, equipes da Prefeitura e do Governo discutiram as ações de logística com a chegada da onda de dejetos proveniente da barragem de Mariana. Colatina é o município de maior preocupação, pois o Rio Doce é o único rio que abastece a cidade.
Ações conjuntas serão feitas para amenizar os transtornos. A Defesa Civil Estadual está montando uma base de operações em Colatina para auxiliar o município, bem como Baixo Guandu e Linhares, que também serão afetados. A prioridade é agilizar a retirada dos moradores de localidades ribeirinhas ao Rio Doce, e dos pescadores que costumam acampar ao longo do rio.
Segundo o prefeito Leonardo Deptulski, na segunda-feira (09) o abastecimento será interrompido na cidade. “Essa medida serve de precaução. A passagem da onda de lama irá prejudicar a qualidade de água, e isso pode ser prejudicial a população. A lama também pode danificar os equipamentos que fazem o abastecimento e trazer mais problemas”.
Para evitar o desconforto nas escolas, as aulas da rede municipal de ensino estarão suspensas na terça-feira (10) e só serão retomadas após o abastecimento ser normalizado.
A Cesan dará o apoio para garantir o abastecimento por meio de carros-pipa em setores emergenciais, como os hospitais. O órgão também irá auxiliar o município nas análises que serão feitas na água.
A Defesa Civil Estadual acompanha a situação e tem monitorado, junto à Defesa Civil Municipal, o trajeto da lama. O Coronel Fabiano Bonno destaca que a população pode ficar tranquila, pois não vai acontecer nenhum desastre nos municípios.  
Fonte: http://www.colatina.es.gov.br - Mais informações: Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear). Site: http://www.sanear.es.gov.br  - Tel.: (27) 2102-4303
sanear@sanear.es.gov.br
Rua Benjamin Costa, 105 - Bairro Marista

Governo define ações em cidades atingidas pela enchente de lama

A delegação do Governo do Estado, composta pelo chefe de Gabinete do Governador, Neivaldo Bragato; pelo secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser; pelo diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Robson Monteiro; pelo coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fabiano Bonno; pelo diretor de Operações do Interior da Cesan, Carlos Fernando Martinelli; e pelo gestor executivo da EDP Escelsa, Hudson Indrigo, esteve em Colatina na tarde deste sábado (07), onde participou de uma reunião com os prefeitos de Colatina e Baixo Guandu, respectivamente Leonardo Deptuski e Neto Barros. Linhares enviou o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Paneto, como representante. Na reunião foi colocada toda a estrutura do Estado à disposição das cidades que serão atingidas pelo aumento da vazão do Rio Doce motivado pelo rompimento da barragem de rejeito de minério da empresa Samarco em Mariana, Minas Gerais. Outra prioridade é a conscientização da população para que economize água devido ao possível problema de abastecimento nestas cidades.
O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, pediu que a população se una ao Governo do Estado e aos municípios no enfrentamento dessa situação. "Estamos aqui em nome do Governador Paulo Hartung para colocar toda a estrutura do Estado à disposição das cidades. Nosso primeiro objetivo é a preservação da vida das pessoas. Vamos avisar para que não fiquem próximas ao rio. A segunda prioridade é garantir o abastecimento de água para órgãos públicos com serviços essenciais à população, como hospitais e unidades de saúde, e onde mais os municípios considerarem necessário. E nosso terceiro objetivo é pedir que a população economize, faça reserva de água, porque vamos ficar um tempo sem água tratada nessas cidades. Portanto, quero convidar a população a se unir ao Estado e aos Municípios nessas ações para que possamos passar por esse momento da forma mais tranquila possível."
A Defesa Civil Estadual também acompanha a situação e tem monitorado, junto às Defesas Civis municipais, o trajeto da lama. Uma das medidas a serem adotadas nesse sentido será a emissão de alertas por parte das Defesas Civis dos municípios que vão percorrer o Rio Doce para avisar a população sobre a chegada da lama, pois é comum as pessoas acamparem na margem do Rio, ainda mais neste momento em que ele está seco.
O Coronel Fabiano Bonno destaca que a população pode ficar tranquila, pois não vai acontecer nenhum desastre nos municípios do Estado: “Nosso foco é retirar a população ribeirinha que possa ficar em risco com o aumento da vazão do Rio Doce e auxiliar na logística, caso haja desabastecimento de água nas cidades de Colatina e Baixo Guandu. Neste domingo, contaremos com o apoio das aeronaves do Notaer para localizar os moradores de localidades próximas ao rio para avisá-los e retirá-los do local, garantindo sua segurança”.
 Além disso, uma base operacional da Defesa Civil Estadual será montada em Colatina, ação elogiada pelo prefeito Leonardo Deptuski. “Essa é uma ação importante que vai garantir uma base de apoio no município”. Outra ação definida na reunião e considerada importante pelo prefeito é a suspensão das aulas nas escolas estaduais e municipais.
Abastecimento
Os municípios de Colatina e Baixo Guandu terão dificuldades no abastecimento de água. Linhares não, pois faz captação de água em outro rio, o Rio Pequeno. Sendo assim, Linhares vai auxiliar no abastecimento de água para estas cidades. De imediato, o Governo vai ceder dez carros-pipa para ficar à disposição 24 horas para o abastecimento. Hospitais e unidades de saúde, além de outros órgãos públicos que prestam  serviços essenciais, terão abastecimento prioritário.
Para o prefeito Neto Barros, as cidades de Colatina e Baixo Guandu vão enfrentar problemas com a falta de abastecimento de água, mas afirmou que uma estratégia foi montada para que os municípios vizinhos, especialmente Linhares, possam auxiliá-los no abastecimento. Neto Barros destacou ainda a ação do Governo do Estado no sentido de reduzir os impactos da onde de lama nas cidades capixabas. “Todo o Governo se prontificou a ajudar os municípios. Desde esta sexta (06), o governador Paulo Hartung está em contato conosco, sendo solícito com os municípios”, afirmou.
Segundo o diretor de Operações do Interior da Cesan, Carlos Fernando Martinelli, haverá cooperação técnica com os três municípios capixabas afetados para monitoramento da qualidade da água. “A análise laboratorial da água do rio será feita pela Sanear e Saae de Baixo Guandu. A Cesan está em contato com os municípios mineiros afetados para receber dados sobre a qualidade da água e termos uma previsão de tempo para recuperação da qualidade da água do rio Doce na parte capixaba”, afirmou.
O diretor de Infraestrutura e Reservação Hídrica da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Robson Monteiro, informou que o órgão está monitorando o deslocamento da onda, com informações do Serviço Geológico do Brasil e da EDP. A previsão é que a lama chegue neste domingo em território capixaba.
Fonte e informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Sedurb Loureta Samora (27)3636-5002 / (27) 99972-5128 loureta.samora@sedurb.es.gov.br comunicasedurb@gmail.com Lícia Mendonça (27)3636-5021 licia.mendonca@sedurb.es.gov.br Assessoria de Comunicação – Sesp Gustavo Tenório Coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública 3636-1572 / 9961-0214 www.sesp.es.gov.br Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan José Maria Souza 2127-5071 Raquel d’Ávila 2127-5076/99909-7311 comunica@cesan.com.br www.cesan.com.br Assessor de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh Adriano Leão 27 3317-8729 | 27 99728-0746 (27) 99728-0746 asscom@agerh.es.gov.br





Nenhum comentário: