segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Baixo Guandu/ES enviará ajuda aos moradores de Colatina/ES

Devido à relativa normalidade da distribuição de água em Baixo Guandu, garantida pelo novo sistema de captação instalado de forma emergencial e provisória na antiga usina Von Lutzon, na última semana, a prefeitura de Baixo Guandu, em decisão conjunta com o posto de Comando de Operações da Defesa Civil Estadual e Municipal, resolveu enviar ajuda material para os moradores de Colatina, cidade vizinha que passa por um momento crítico com o desabastecimento de água potável.
Estando com o fornecimento de água tratada garantido e com estoques de água mineral (doada pela Samarco e sociedade capixaba) em quantidade suficiente para suprir, por pelo menos dois dias e em caso de alguma suspensão momentânea no sistema provisório de captação do rio Guandu, a necessidade de consumo dos moradores da sede do município, além das creches, escolas e unidades de Saúde, o prefeito Neto Barros assumiu formalmente o compromisso de ceder, diariamente, o volume de água mineral fornecido pela Samarco, além de 100 mil litros de água tratada pelo SAAE, para abastecer a cidade de Colatina. A ajuda será oferecida aos colatinenses enquanto o município de Baixo Guandu mantiver sua capacidade de captar água no rio Guandu para garantir o abastecimento local.
Em publicação nas redes sociais o prefeito também pede que autoridades e a sociedade civil de outras cidades capixabas e mineiras orientem todas as campanhas de solidariedade para Colatina e Governador Valadares-MG, municípios que precisam de toda a ajuda possível. (COMUNICADO 20/11/2015) Fonte e informações à Imprensa:         Assessoria de Comunicação PMBG  - noticia@pmbg.es.gov.br - site: www.pmbg.es.gov.br  - Tel.: (27)  3732-8914, (27)  3732-1700 e  (27) 99299-1037


NOTA DO BLOG WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM (Texto: Paulo R. Maciel): 
Volta de captação no rio Doce é esperança de dias melhores para população colatinense

Com suspensão do abastecimento, Rodoviária apresenta bebedouros secos para passageiros e igreja orienta fiéis a levar água para consumo próprio

A Prefeitura Municipal de Colatina, através do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), espera restabelecer o abastecimento normal de água potável da cidade em dois ou três dias, ou seja, até, no máximo, na quinta-feira. É o que informou na manhã desta segunda-feira (23/11/2015) o telejornal "Bom Dia Brasil" (TV Globo). Conforme as notícias, o Sanear retomou a captação de água do rio Doce na noite de domingo, após análises favoráveis apresentadas pelos laboratórios contratados para examinar a qualidade desse líquido. Mas há muitos moradores desconfiados sobre a qualidade da água do rio Doce, após uma infinidade de informações conflitantes transmitidas pelos meios de comunicação sobre o tema. Colatina está há seis dias sem o fornecimento de água pelo sistema público de abastecimento, após suspensão da captação no dia 17. O blog não conseguiu acessar o site da Prefeitura de Colatina (página não abre e apresenta a informação "not found") e no site do Sanear (até às 7h) não havia notícias atualizadas sobre o tema. A situação está tão grave na cidade que no fim de semana houve manifestações de moradores de algumas comunidades, que chegaram a interditar ruas ao tráfego de veículos. Na estação rodoviária "Alderico Tedoldi" os bebedouros estão sem água desde a sexta-feira. Passageiros e usuários se viram como podem. Na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, um comunicado pede compreensão dos fiéis pela falta de água devido ao racionamento e orienta que cada um leve sua garrafa de água para consumo próprio durante os atos religiosos. 

Nenhum comentário: