domingo, 29 de novembro de 2015

ACORDO Mais pontos de entrega de água mineral à população de Colatina/ES

Texto: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
Um acordo com a Justiça garantiu o aumento do número de pontos de entrega de água mineral em Colatina. Serão sessenta a partir das 17h deste domingo (29/11/2015). Segundo o prefeito Leonardo Deptulski, todo bairro praticamente terá um local de entrega do produto perto da casa dos moradores. Isso evitará as longas filas que vêm se formando na cidade desde o dia 17 de novembro, quando a água com rejeitos proveniente do rompimento de barragens da Samarco, em Mariana/MG, chegou ao rio Doce, em Colatina/ES. Veja abaixo a notícia completa sobre o assunto publicada no site do TJES.

Colatina terá mais segurança na distribuição de água mineral
Na sexta-feira (27/11/2015), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo promoveu um acordo para garantir mais segurança na distribuição de água mineral à população de Colatina. O acordo foi firmado em uma audiência de conciliação entre o Ministério Público e o Sanear – Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental, conduzida pelo desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho. A audiência contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, da Prefeitura de Colatina, da Defensoria Pública, da OAB, da Defesa Civil, da Polícia Militar, do Poder Legislativo estadual e o do CREA.
Pelo acordo estabelecido, a Prefeitura de Colatina aumentará para 60 a quantidade de pontos de distribuição de água mineral fornecida pela Samarco, ampliando o que estava determinado no Termo de Compromisso Socioambiental, assinado entre a empresa e o Ministério Público. A prefeitura também deverá indicar os locais de distribuição, que deverão ser fixos e funcionar diariamente, das 17h às 20h.
A Samarco, por sua vez, deverá fornecer alimentação, hospedagem e veículos para instrumentar a operação, além de reforço de pessoal para a distribuição nos pontos indicados. E o Estado do Espírito Santo vai aumentar para 150 o número de policiais militares que vão operar junto com os 100 militares do Exército, que já estão atuando na cidade.
O Prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, lembrou que em poucos dias a cidade passou por muitos conflitos. “A dificuldade era como operacionalizar com segurança. Mas hoje conseguimos ampliar essa estrutura e acho que esse acordo vai levar mais tranquilidade e fazer com que haja mais justiça na entrega da água”. O Secretário de Segurança Pública, André Garcia, também está confiante: “Esperamos que com a ampliação dos pontos, com a presença policial e com a regularização da captação da água, a situação se normalize”. Sobre o acordo firmado, o desembargador Telêmaco Antunes destacou: “o ponto fundamental foi a iniciativa do Poder Judiciário de ter chamado os segmentos da sociedade e conseguido resolver de forma racional e amigável”. E o Procurador de Justiça, Alexandre José Guimarães, acrescentou que a justiça não pode ser feita na base de sentenças. “A justiça que queremos hoje no Brasil é aquela em que o povo consegue chegar até o juiz. E foi exatamente o que aconteceu hoje no TJES. Chegamos ao juiz, ele entendeu a situação e assim foi possível achar uma solução factível, que trará mais segurança à população”.  Vitória, 27 de novembro de 2015. Fonte e informações à imprensa: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES, com texto de Tais Valle - tsvalle@tjes.jus.br, telefones 3334-2261 / 3334-2262. Andréa Resende, assessora de Comunicação do TJES, telefone (27) 3334-2261,  e-mail imprensa@tjes.jus.br e site www.tjes.jus.br .

Nenhum comentário: