segunda-feira, 16 de novembro de 2015

TRAGÉDIA DE MARIANA: Moradora é homenageada em programa do SBT por ajudar a salvar vidas


Texto e fotos (reproduzidas de imagens da TV): Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
Logo no início da tragédia das barragens que se romperam em Mariana/MG, uma jovem passou por várias casas em sua motocicleta, avisando os moradores da comunidade que a lama estava por vir. Essa atitude proativa salvou a vida de várias famílias, inclusive a sua, que demonstraram profunda gratidão no programa “Domingo Legal”, de Celso Portiolli, no SBT
Continua repercutindo o trágico e desastroso rompimento de duas barragens de rejeitos de minério da Samarco, fato que aconteceu no início do mês de novembro na cidade de Mariana/MG. Os problemas para o meio ambiente são enormes e não há uma avaliação concreta da magnitude da situação. Cidades  cortadas pelo rio Doce, à jusante de Mariana, estão sofrendo com as consequências da lama que desce pelo curso d’água. A mais conhecida é Governador Valadares/MG, com mais de 200 mil habitantes, que não está podendo captar água do rio para o processo de potabilidade e distribuição à população. O impacto ambiental chegará ao Espírito Santo, onde o programa de logística de prevenção já está sendo montado há vários dias, em especial nas cidades de Baixo Guandu e Colatina, cuja água para tratamento e distribuição residencial também é captada no rio Doce. Forças do Exército chegaram neste domingo (15/11/2015) a Colatina para auxiliar no processo de apoio estratégico à população por ocasião da chegada da lama dos rejeitos. Eles vão coordenar a distribuição de água potável em comunidades. Poços artesianos profundos estão sendo abertos para captação de água, cerca de cinquenta carros-pipa foram enviados à região para abastecimentos pontuais, e haverá também, se necessário, captação de água em lagoas e no rio Pancas para o tratamento sanitário devido e sua distribuição pública aos moradores. Outra ação importante é a retirada de peixes do rio Doce, enquanto a lama não chega, e sua transferência para lagoas onde possam sobreviver.

A moradora de Mariana que ajudou a salvar vidas recebeu ajuda material, como recursos financeiros e uma motocicleta nova, do programa “Domingo Legal” (SBT) e seus patrocinadores. Os depoimentos emocionados dos conterrâneos “salvos” por ela emocionaram o apresentador Celso Portiolli e a apresentadora do programa seguinte, Eliana. 


Nenhum comentário: