terça-feira, 19 de setembro de 2017

PM-ES PARTICIPA DO CURSO INTERNACIONAL DO SISTEMA KOBAN EM SÃO PAULO

18/09/2017 16:55 
Clique na imagem para amplia-la.Nesta semana, oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo participam do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária – Sistema Koban. A capacitação acontece em São Paulo e conta com a participação do capitão Aluizio Antonio Feletti Silva, do tenente Wellington Sotele Costa, ambos do 6º Batalhão, do tenente Fernando Habib Sampaio, do 1º Batalhão, e do tenente Igor Barcellos Rody, do 9º Batalhão.

A sistemática Koban surgiu na Polícia Nacional do Japão, considerado um dos mais antigos modelos de polícia comunitária do mundo. O país é dotado de mais de 10.000 postos fixos de policiamento, onde os policiais criaram uma rotina muito próxima da comunidade.
A capacitação dos militares capixabas está inserida no acordo de cooperação técnica firmado entre a PMES, a Secretaria Nacional de Justiça e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp) e tem como objetivo a difusão da polícia comunitária no Brasil. O acordo de cooperação técnica foi firmado em 2015 e já possibilitou a capacitação de 40 oficiais da PMES. 
Para o chefe da Divisão de Polícia Comunitária da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, major Sandro Roberto Campos, é importante o intercâmbio de conhecimento para o policiamento capixaba. “A polícia comunitária é um caminho sem volta para todas as instituições policiais que desejam promover ações que estejam em sintonia com aquilo que é de fundamental importância para sobrevivência institucional: servir e proteger os cidadãos” destacou.
Um dos participantes
do curso desta semana, o capitão Feletti, salientou a importância da polícia comunitária. “Todas as oportunidades de capacitação e visitas in loco para conhecer outras realidades podem transformar nossa visão de maneira a melhor adaptar ações que estejam sob nossas realidades locais. Em se tratando do Sistema Koban, há muito ainda a aprender e desenvolver no cenário brasileiro”, pontuou.
A capacitação em São Paulo se encerra na próxima sexta-feira e os oficiais deverão confeccionar um relatório minucioso contendo os aspectos observados para ser analisado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) e pelo comando da PMES. (18-9-2017). Fonte e i
nformações à Imprensa: Diretora de Comunicação Social PMES: Coronel Aldalea Antunes Beltrame - 
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718 - E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br.  Assessoria PMES:  1º tenente Anthony Moraes Costa -
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857. POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, NOS SITES facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (19-9-2017)

Nenhum comentário: