sábado, 30 de setembro de 2017

PC COMEMORA MAIS UM ANO DE PARCERIA COM O BANCO DE OLHOS DO ESPÍRITO SANTO

Para celebrar os 19 anos de trabalhos conjuntos entre a Polícia Civil – por meio do Departamento Médico Legal (DML) – e o Banco de Olhos do Espírito Santo foi realizado, no dia 28-9-2017, um café da manhã. Na ocasião, foram comemorados o Dia Internacional de Doadores de Órgãos – celebrado no dia 27 de setembro, e a captação de córneas para transplante. O evento foi realizado no DML, em Vitória. Estiveram presentes o chefe da Polícia, delegado Guilherme Daré; o chefe do DML, Wanderson Lugão; o chefe da Seção de Necropsia do DML, Romildo Rabbi; a subsecretária de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), delegada Gracimere Gaviorno; a enfermeira chefe da Central de Transplantes, Raquel Matiello; além das equipes que atuam no DML e na Central de Transplantes. O café da manhã também contou com a apresentação do Coral da Polícia Civil. “Temos caminhado juntos com o Banco de Olhos do Espírito Santo (BOES) há 19 anos. Profissionais do Departamento Médico Legal e da Central de Transplantes trabalham muito para viabilizar doações de córneas. Esse projeto vem beneficiando centenas de pessoas direta e indiretamente. Agradeço a todos os nossos servidores do DML pelo empenho e amor com que fazem o trabalho, e, especialmente a Zenilda Carvalho dos Santos, que é nosso elo de ligação com a equipe da Central de Transplantes”, disse o chefe de Polícia. A Polícia Civil e o Banco de Olhos do Espírito Santo (BOES) mantêm parceria desde 1998, e desenvolvem ações de sensibilização à doação de córneas no cotidiano de trabalho do DML. O Boes proporcionou a realização de 93 transplantes de córneas desde janeiro até setembro de 2017.
No DML acontece a conscientização das famílias, dos possíveis doadores, sobre a importância da doação de órgãos. Esse trabalho é feito por meio de abordagens realizadas por representantes da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos, aos familiares das vítimas. A conscientização também se estende aos médicos legistas, auxiliares de perícia, peritos papiloscopistas, motoristas e recepcionistas, tendo em vista que esses profissionais são os primeiros a terem contato com familiares.
“A captação de órgãos é um trabalho que depende muito de conscientização das pessoas, e os profissionais do DML estão sempre nos ajudando, proporcionando oportunidade para quem doa e qualidade de vida para aqueles que dependem da doação de uma córnea”, contou a técnica em enfermagem e em captação de córnea Edirene Rosa de Souza Coninck.
De acordo com os dados estatísticos do BOES, desde a sua fundação até 2017 foram efetivadas mais de 600 doações no DML. Isso representa quase um terço de toda captação no período. Neste ano foram realizadas 12 doações no DML, do total de 83 realizadas pelo BOES.
“Para ser um doador de córnea basta ter entre 2 e 75 anos, estar dentro dos critérios de doação estipulados por legislação própria e estar dentro do prazo de até 6 horas após a comprovação da morte. Quem autoriza a doação é um familiar. Atualmente, a fila de pacientes aguardando transplante é de 72 pessoas”, completou Edirene Rosa.
Durante o evento, a Chefe da Central de Transplantes, a enfermeira Raquel Matiello, falou sobre a importância desse projeto e agradeceu a parceria. “Nós agradecemos à PC por essa parceria, pois aqui muitas córneas são captadas, o que contribui com nosso trabalho e com a saúde coletiva. Esse evento é muito importante, pois estar aqui, dentro do setor de vocês, estreita os laços dessa união”, afirmou Raquel Matiello. Banco de Olhos - O BOES foi criado em 1998, por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam/Ufes), a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), juntamente com a Central de Captação de Órgãos, e tem por finalidade, captar, avaliar, preservar e distribuir o tecido ocular aos pacientes que aguardam transplante de córneas. As cirurgias são feitas pelo SUS e mais de 90% ocorrem no Hucam. Serviço - Endereço Banco de Olhos: Avenida Marechal Campos, 1355, bairro Maruípe – Vitória (Hucam). Telefone: (27) 3335-7106/ 9995-2590. Fonte: Assessoria de Comunicação Polícia Civil . Comunicação Interna - (27) 3137-9024. Agente de Polícia Fernanda Pontes - (27) 98849-2310 - imprensa.pc@pc.es.gov.br. Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536. Paula Lima (27) 99846-1111. Marina Galvêas (27) 98802-3326 - comunicapces@gmail.com. POSTADO POR Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, na rede social facebook.com/paulomacieldaradio e no blog reporterpaulomaciel.blogspot.com(30-9-2017)

Nenhum comentário: