quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ESTUDO SOBRE ÁLCOOL, COCAÍNA E CRACK É DESENVOLVIDO NA POLÍCIA CIVIL DO ES

Uma investigação sobre o consumo de álcool, cocaína e crack por vítimas de homicídio na Região Metropolitana da Grande Vitória-ES foi tema da tese desenvolvida pelo farmacêutico Evandro Lebarch, que trabalha na área de Toxicologia do Serviço de Laboratório Médico Legal (SLML) da Polícia civil (PC). O trabalho foi apresentado no dia 28 de agosto de 2017, na Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes). 
Para Evandro Lebarch, existe um conceito de que as drogas estão frequentemente relacionadas à violência, mas não existem estudos no ES que apresentem resultados de análises toxicológicas em vítimas de homicídio.
“Na pesquisa utilizamos métodos para identificação e quantificação de álcool, cocaína e seu principal metabólito benzoilecgonina (BEG), e ainda a anidroecgonina metil éster (AEME), substância produzida na pirólise do crack, que é indicativa de uso dessa droga.  Foram coletadas amostras biológicas (sangue) de 485 vítimas de homicídios que deram entrada no DML de Vitória, no período de janeiro a dezembro de 2014”, informou o pesquisador.
Com o estudo, observou-se que das 485 vítimas de homicídio, 236 (48,7 %) apresentou positividade para algumas das substâncias pesquisadas (álcool, cocaína ou crack), sendo que a maioria apresentou positividade principalmente para cocaína e crack.
“Com esses dados pode-se concluir que quase na metade das amostras de vítimas de homicídio da Região Metropolitana de Vitória foi detectado drogas no sangue. Algumas delas, especialmente os jovens e as mulheres, com concentrações sanguíneas muito elevadas de cocaína e crack”, destacou Evandro.
O pesquisador - Evandro Lebarch possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo, mestrado e agora doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Tem experiência na área de Química, e é professor da extinta Faculdade de Farmácia e Bioquímica do ES (Fafabes) e está localizado no Laboratório de Toxicologia da PCES desde 2010, auxiliando tecnicamente os peritos bioquímicos toxicologistas nas rotinas de análises laboratoriais.
O laboratório e o convenio com a Ufes - “O Laboratório de Toxicologia da PCES é responsável por fazer análises de identificação e quantificação de drogas e venenos em diversos materiais, utilizando modernas técnicas de Cromatografia Gasosa e Líquida, e com isso auxiliando na resolução de crimes e mortes violentas, esclareceu a perita bioquímica toxicologista responsável pelo laboratório, Josidéia Barreto Mendonça.
O Convênio PC-Ufes foi firmado em 2011, e contemplava a realização de cinco projetos de pesquisa, dentre eles o que foi realizado pelo Evandro Lebarch. Os demais projetos foram desenvolvidos no Laboratório de Neuropsicofarmacologia da Ufes para estudar em animais, os efeitos comportamentais e neurobioquímicos de exposição a drogas, e o Laboratório de Toxicologia realizou os exames de identificação dessas substâncias no sangue retirado dos animais.
O projeto - O projeto de pesquisa está como um dos estudos contemplados no Termo de Cooperação Técnico – Científica celebrado entre a Polícia Civil e o Laboratório de Neuropsicofarmacologia do Programa de Pós- Graduação em Ciências Fisiológicas da Ufes, que tem como coordenadora a Profa. Dra. Ester Myuki Nakamura- Palácios, renomada pesquisadora na área de neurociências e orientadora da tese do Evandro. (18-9-2017). FonteAssessoria de Comunicação Polícia Civil. Comunicação Interna - (27) 3137-9024. Agente de Polícia Fernanda Pontes - (27) 98849-2310 - imprensa.pc@pc.es.gov.br.  Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536. Paula Lima (27) 99846-1111. Marina Galvêas (27) 98802-3326 - comunicapces@gmail.com. POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA OS SITES facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (21-9-2017)

Nenhum comentário: