sexta-feira, 15 de setembro de 2017

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE MEDULA TERÁ EVENTOS ONDE HÁ HEMOCENTROS NO ES

As unidades do Hemoes celebrarão o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea promovendo um mutirão de cadastro de doadores. A data é comemorada anualmente no terceiro sábado de setembro e, neste ano (16-9-2017), haverá passeio ciclístico nos municípios onde há unidades do Hemoes (Vitória, Linhares, Colatina e São Mateus), para atrair a população para a campanha. Em Cachoeiro de Itapemirim acontecerá a Feira da Saúde, que terá apoio e supervisão do Hemoes de Vitória.
De acordo com a diretora técnica do Hemoes, Rachel Costa, o procedimento do cadastro é um exame preliminar feito para coletar uma amostra de sangue, que é enviada ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), junto com os dados cadastrais do doador. Quando encontrado um doador compatível com um paciente, ele é convocado para fazer exames mais detalhados para confirmar a compatibilidade, e em seguida realizar a doação para o transplante.
Rachel explica que os doadores de medula óssea cadastrados precisam estar conscientes do compromisso que estão assumindo. “Quando um doador desiste, é frustrante para quem está esperando. Há dois tipos de doadores que mesmo cadastrados acabam não realizando a doação: os que desistem e os que não atualizam o cadastro no REDOME quando mudam de endereço ou trocam o número de telefone. Quando há alguma dessas mudanças, é necessário atualizar os dados cadastrais para que seja possível o contato”, pontuou.
Atualizar o cadastro é algo rápido. Basta entrar no site do Redome (www1.inca.gov.br/doador) e preencher o formulário com os dados pessoais solicitados: nome completo, nome da mãe, data de nascimento, grupo sanguíneo, CPF, raça e nacionalidade, endereço com CEP e telefones e e-mails para contato.
A diretora técnica do Hemoes explicou que a doação de medula óssea pode ser aparentada ou não aparentada. No primeiro caso, o doador é uma pessoa da própria família, em geral um irmão ou um dos pais. Nesse caso há em torno de 25% de chances de encontrar um doador compatível. Já na doação não aparentada, as chances do paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.
A pessoa interessada em se tornar um doador de medula óssea pode ir a qualquer unidade do Hemoes e se cadastrar. Para isso, é preciso ter entre 18 e 54 anos, e apresentar documento oficial com foto e um comprovante de residência. Não podem doar pessoas que tenham hepatite B ou C, HIV, sífilis, doença de Chagas, leucemia ou qualquer tipo de câncer de sangue.
O que é medula óssea?
Segundo o site oficial do REDOME, a medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que fica no interior do osso, popularmente conhecido como “tutano”. Ela tem importante função no desenvolvimento das células sanguíneas, isso porque é nela que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas.
Os leucócitos defendem o organismo humano contra infecções. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para todas as células do organismo e devolvem o gás carbônico para os pulmões para ser expirado. E as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.
 Programação
- Vitória: haverá um passeio ciclístico a partir das 7 horas, saindo do quiosque K1, em Camburi, com previsão de chegada ao Hemoes às 8 horas. Os ciclistas estarão com camisas da campanha e cartazes para conscientizar a população para fazer o cadastro de medula óssea. Também haverá palestras e atividades recreativas. O Hemoes fica na Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 18h.
- São Mateus: o passeio ciclístico sairá da Praça São Benedito, no Centro, às 9 horas, e segue para o hemocentro, onde os participantes serão recebidos com um café da manhã. Em seguida, terá início o cadastramento dos doadores. Os 100 primeiros inscritos no passeio ganharão camisa do mutirão. O Hemoes de São Mateus fica na Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
- Colatina: haverá passeio ciclístico a partir das 8 horas, saindo do Batalhão da Polícia Militar, seguindo pelo Centro até o hemocentro. O evento terá o apoio da ONG Pró-Medula, que dará suporte nas coletas. O Hemoes de Colatina fica na Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
- Linhares: desde o dia 11 de setembro acontece o trote solidário na Faculdade Pitágoras. Uma tenda está montada na instituição para fazer os cadastros em três horários: das 7h às 12h, das 13h às 16h e das 19h às 22h. No sábado haverá o Pedal Solidário, a partir das 8h30, na Praça 22 de Agosto, com chegada no hemocentro. Haverá sorteio de brindes e café. O Hemoes de Linhares fica na Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, mas neste sábado o funcionamento será até as 16 horas, somente para cadastro de doadores de medula óssea.
- Cachoeiro de Itapemirim: A partir de sexta acontece a Feira da Saúde. O cadastro para doação de medula óssea será no sábado, a partir das 9 horas. Serão realizadas 500 coletas de amostras de sangue para cadastro desses doadores. Também serão realizados 200 testes rápidos para detectar hepatite B, 200 testes para hepatite C e 200 testes para sífilis. A Feira da Saúde será no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa (Rodovia Cachoeiro-Muqui, km 01, bairro Aeroporto). (14-9-2017). Fonte e informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde - e-mail: asscom@saude.es.gov.br - tels.: (27) 3347-5642/3347-5643. POSTADO E ADAPTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA A REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio E O BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com (15-9-2017)

Nenhum comentário: