sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Diocese de Colatina convida para o 2º Manifesto em Favor do Rio Doce e a Serviço da Vida

Neste sábado (5/11/2016), o desastre ambiental ocorrido no Rio Doce completa um ano. Como não se lembrar do rompimento da barragem com rejeitos de minério, em Mariana/MG, pertencente à empresa Samarco? Essa tragédia causou comoção mundial diante da violência com que a enxurrada de lama devastou a vida animal e vegetal por onde passou. Dezenove pessoas morreram.
Logo depois desse acontecimento, a Diocese de Colatina se comprometeu a realizar, até o ano de 2025, manifestações para que os problemas sociais e ambientais causados por esse desastre não sejam esquecidos pela sociedade, pelo poder público e pelos responsáveis.
Cumprindo esse compromisso, a Diocese de Colatina irá realizar neste dia 5 de novembro (sábado), às 9 horas, o seu 2º Manifesto Unidos pelo Rio Doce e a Serviço da Vida. O ato, promovido em parceria com diversas entidades civis, tem início próximo à Escola Polivalente de São Silvano, em Colatin/ES. Os participantes seguirão para o centro da cidade, passando pela Avenida Getúlio Vargas até a Praça Sol Poente, próximo ao Rio Doce, onde será lido um manifesto. Toda a sociedade é convidada a participar desse momento. Sugere-se vestir camiseta preta e levar cartazes e faixas alusivas ao tema.
Debates
Antes do manifesto, houve também dois momentos de debate. O primeiro foi no dia 3 de novembro, para discutir o tema “Os impactos socioambientais da mineração”. O segundo debate foi no dia 4 de novembro, para tratar do “Desastre da Samarco (Vale/ BHP): Direitos e Responsabilidades”. Fonte: www. diocesedecolatina.org.br

Nenhum comentário: