sexta-feira, 18 de novembro de 2016

VILA VELHA/ES: Farol Santa Luzia reabre para visitação nesta sexta-feira

Depois de mais de 10 anos fechado para visitação, será aberto nesta sexta-feira (18/11/2016), às 14 horas, um dos pontos turísticos mais bonitos do Espírito Santo: o Farol Santa Luzia, localizado na Praia da Costa. O espaço reabre após as intervenções e adequações que foram feitas pela Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado. A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9h às 16h30. Entrarão grupos de até 25 pessoas de cada vez que poderão permanecer no espaço por 20 minutos. A entrada é gratuita.   
O espaço está todo remodelado para receber os moradores e turistas.  Um deque com leme que simula uma embarcação e a exposição permanente de vários tipos de nós de Marinha são as grandes novidades da reestruturação, que também contemplou a pintura do farol. Além disto foram realizadas obras de acessibilidade e segurança no local.
O Farol Santa Luzia foi erguido em 1870 e inaugurado em 1871.  Tem 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas. É iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.
Em julho do ano passado foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos, que permitiram as intervenções necessárias para visitação. As obras, na ordem de R$148.188.87, foram executadas pela empresa BC Engenharia e Arquitetura Eirelli, vencedora da licitação.
Confira as regras de visitação: A visita poderá ser feita por grupos de no máximo 25 pessoas, podendo permanecer no local durante 20 minutos; Escolas e grupos maiores de 25 pessoas devem agendar previamente a visita; Está impedido acesso ao local de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada a uma organização militar; Menores de idade devem estar sempre de mão dada com um adulto; A visita se limita ao espaço demarcado garantindo a segurança; Não é permitida a entrada no Farol. Serviço: Visitação: De terça-feira a domingo; Horário: das 9h às 16h30; Telefone: (27) 3349-3898; E- mail:  farolsantaluzia@vilavelha.es.gov.br  - Fonte e fotos: www.vilavelha.es.gov.br - Texto: Simone Diniz | Foto: Marcos Fernandez |Foto (1) do prefeito Rodney Miranda, tirada de imagem de TV: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel

Nenhum comentário: