terça-feira, 22 de novembro de 2016

Livro sobre governadores do Estado do Espírito Santo será lançado na BPES

Um valioso documento, que além de servir como resgate histórico sobre os gestores do Estado oferece uma análise do desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo ao longo do tempo. É o que traz a publicação “Apontamentos biográficos dos governantes do Espírito Santo”, de Paulo Stuck Moraes. O lançamento será nesta quinta-feira (24/11/2016), às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), na Enseada do Suá, em Vitória. O evento trará a apresentação do historiador João Eurípedes Franklin Leal. A entrada é fran-ca.
De acordo com o autor, o livro apresenta a relação de todos os governantes, desde os tempos coloniais, incluindo dados inéditos sobre os que exerceram o comando administrativo do Estado, desde 1535 até o presente momento. “A obra traz dados biográficos localizados nas mais diversas fontes existentes desses personagens, de quem, muitos, sabiam-se apenas o nome e alguns detalhes de seus governos. Sempre que possível, temos no livro as datas e locais de nascimento e falecimento, para efetiva localização no tempo, além de fatos relacionados às suas atuações antes e/ou depois de governarem o Espírito Santo”, enfatiza o autor.
Sobre o autor - Paulo Stuck Moraes nasceu em Londrina (Paraná), em 25 de janeiro de 1957. Graduado em História pala Universidade Federal do Espírito Santo, Paulo foi Titular do Conselho Estadual de Cultura (2008-2010), na Câmara do Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos. Portador da Medalha do Mérito Cultural Prof. Renato Pacheco, concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo em 2006. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e do Instituto Histórico e Geográfico Paranaense, do Colégio Brasileiro de Genealogia e da Academia Cachoeirense de Letras. Autor dos seguintes livros: Evolução demográfica do Espírito Santo – 1940-1991 (1999),  Renato José Costa Pacheco (1928-2004) – Ascendência, descendência e colaterais (2007), Tópicos de Genealogia Capixaba (2012) - Nobreza capixaba - Os barões e suas descendências (2013) - Coleção “Genealogia Capixaba nº 3”. Vasco Fernandes Coutinho – Fontes para sua biografia, anteriores a sua vinda para o Brasil (2015) – Em e-book, além de diversos artigos na revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Serviço -Lançamento do livro "Apontamentos biográficos dos governantes do Espírito Santo", de Paulo Stuck Moraes, com apresentação de João Eurípedes Franklin Leal. Data: 24/11 (quinta-feira). Horário: 19h. Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Avenida João Batista Parra, 165, Ensea-da do Suá, Vitória. Telefone: 3137.9349. Entrada franca.
Texto: Danilo Ferraz Assessoria de Comunicação da Secult Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz secultes.imprensa@gmail.com comunicacao@secult.es.gov.br Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627 Facebook: secult.espiritosanto Twiter: @secult_ES

Nenhum comentário: