quarta-feira, 23 de setembro de 2015

SEGURANÇA NO RIO: BLITZES POLICIAIS TERÃO APOIO DE ÓRGÃOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Fonte: http://www.rj.gov.br  22/09/2015 - 20:21h - Atualizado em 22/09/2015 - 20:21h  » Thaise Constancio

Operação Verão também vai reforçar o patrulhamento nas praias
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou nesta terça-feira (22/09/2015) que vai manter as blitzes policiais na orla carioca com apoio de órgãos vinculados à segurança, ordenamento público e assistência social. Beltrame anunciou também a antecipação, em uma semana, da Operação Verão, que reforça o patrulhamento nas praias.
Durante reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), foi definido que as polícias Militar e Civil, a secretaria de Segurança, a Superintendência de Ações para a Juventude da Secretaria de Assistência Social, a Guarda Municipal, Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) e as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Ordem Pública atuarão em conjunto nas operações.
- Precisamos efetivamente de ações e articulações para agir e, por isso, reunimos instituições ligadas direta ou indiretamente às questões de segurança pública, ordenamento público e assistência social. Vamos antecipar a Operação Verão e fazer o trabalho que sempre fizemos de blitzes, parando ônibus, carros e motos. Dessa vez, com o apoio de outros órgãos que se fazem necessários nessas ações para que a gente tenha cada vez mais legitimidade, lisura nas nossas ações. Vamos trabalhar para que as pessoas que moram perto ou longe possam ir à praia, mostrando que há senso de organização e planejamento - disse Beltrame.
Além das abordagens realizadas pela PM, haverá reforço nas duas delegacias de Copacabana, além de Botafogo e Barra da Tijuca para absorver a possível ampliação do registro as ocorrências.
- As blitzes serão feitas com agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que poderão mensurar a linha tênue do jovem em situação de risco social. Esta é a grande questão e nada mais importante do que ter pessoas que trabalhem e saibam como fazer esta diferenciação. Se houver flagrante, quebra-quebra, ofensa, desacato a autoridade, a Polícia Militar vai agir normalmente - reiterou Beltrame.
Na próxima quinta-feira (24/9) será realizada uma reunião operacional para definir o efetivo que cada órgão disponibilizará para as operações. O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, destacou que o objetivo das ações é atuar de forma preventiva. O Conselho Tutelar também será convidado a participar das operações a partir do fim de semana.
- Essa ação conjunta dos órgãos públicos têm como único propósito devolver a tranquilidade, dar uma resposta à sociedade e dizer que daqui para frente vamos intensificar essas atuações, que já tinha ocorrido no verão passado quando fizemos mais de 700 acolhimentos nos centros da prefeitura, com encaminhamento para suas famílias. Quem vai à praia com a intenção de praticar delitos, é importante saber que vai ter a presença ostensiva de todos os órgãos do poder público – afirmou o vice-prefeito.

Nenhum comentário: