segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dom Odilo Scherer é homenageado nos seus 66 anos em missa na Catedral da Sé, em São Paulo/SP

Texto e fotos reproduzidas da TV: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

O arcebispo de São Paulo/SP, Dom Odilo Pedro Scherer, foi homenageado na missa deste domingo (20/09/2015) pelo seu aniversário de 66 anos. Ele presidiu a missa na Catedral da Sé, a igreja principal dos católicos paulistanos. Na homilia, Dom Odilo pediu atenção especial para a paz, o Sínodo dos Bispos (de 4 a 25 de outubro), o Dia da Árvore nesta segunda-feira (21), o Dia dos Portadores de Deficiência (também neste dia 21), a viagem do Papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos (Encontro Mundial das Famílias) e o caminho reto que todo cristão deve seguir. ”Plante uma árvore... Acompanhe o Papa em sua viagem... Prepare-se para o Sínodo ... E neste ano que a CNBB instituiu como Ano da Paz façam manifestações pela paz, pendure um pano branco na janela de casa no dia 4 de outubro...” E sobre as pessoas com deficiência disse que “Todos nós temos alguma deficiência, mesmo que não seja mais grave...Dignidade e solidariedade para todas as pessoas com deficiência...” Quanto às leituras do 25º Domingo do Tempo Comum( Sb 2, 12.17-20; Sl 53, Tg 3, 16-4,3 e Mc 9, 30-37), destacou que elas nos ensinam como deve ser o caminho reto do cristão, o caminho do católico, daqueles que buscam a Deus com sinceridade. Enfatizou que Jesus ensina como o cristão deve viver aqui na terra, procurando servir ao próximo, ser o menor aqui para ser o maior no céu: "Quem quiser ganhar a vida para si, vai perdê-la. Quem doar a vida, vai ganhá-la. O próprio Jesus diz que veio para servir, para perder a vida por amor à humanidade.” Sobre a leitura da Carta de São Tiago, explicou que o apóstolo se dirigia a uma comunidade com problemas de comportamento, como inveja, fofoca, busca de prazeres, e a aconselhava a seguir um caminho de retidão. Dom Odilo também criticou quem usa a religião para tirar vantagens pessoais. 

Disse que o justo “não deve viver a lógica do mundo, mas a lógica de Deus. É o Senhor quem sustenta a nossa vida, a Ele devemos prestar contas, responder, confiar... Devemos estar a serviço, sim, dos irmãos, mas é o Senhor quem nos dá suporte...” Para o domingo, dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, Dom Odilo sugeriu que cada pessoa coloque um tecido branco na janela de sua casa ou apartamento como sinal de paz, lembrando da frase do popular santo: “Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz...”
Um dos destaques da celebração eucarística, durante a Liturgia da Palavra, foi a presença de uma deficiente visual que fez a leitura em Braille da Carta de São Tiago.

Nenhum comentário: