terça-feira, 8 de setembro de 2015

Espírito Santo: Desfile da Independência atrai dezoito mil pessoas às ruas de Cariacica/ES

A tradicional comemoração do 7 de Setembro (Dia da Independência do Brasil) foi diferente neste ano no estado do Espírito Santo. Historicamente realizado em Vitória, desta vez o Desfile Cívico Militar foi sediado na Avenida Expedito Garcia, em Cariacica. Em um percurso de 1,2km, as atividades tiveram duração de duas horas. De acordo com os organizadores, mais de 18 mil pessoas prestigiaram o evento. O governador Paulo Hartung realizou a abertura oficial do evento ao fazer a clássica revista à tropa. "Foi um belíssimo e prestigiado evento que resgata valores importantes como patriotismo e a presença das famílias", analisou Hartung. 
Organizado pela Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado, o desfile contou com a participação de diversas instituições militares, além de organizações civis, escolas municipais, entre outros. O secretário chefe da Casa Militar, coronel José Nivaldo Campos Vieira, destacou a logística envolvida na realização do desfile e na segurança durante as duas horas de evento: “Não registramos nenhuma ocorrência durante o desfile. Todos os que vieram prestigiar estavam dispostos a ver o empenho dos militares e civis que promoveram este belo espetáculo. Até o tempo ajudou”, frisou o militar. 
"O sucesso de público aqui na cidade mostra que democratizar o desfile foi uma decisão acertada do governador Paulo Hartung. O povo de Cariacica abraçou a oportunidade e mostrou que tem tudo para receber os grandes eventos do Estado", disse o prefeito Juninho. O secretariado do Governo do Estado marcou presença e compareceu em peso ao Desfile da Independência. O senador Ricardo Ferraço e vários deputados também prestigiaram o evento. 
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Andre Garcia, falou sobre a motivação dos Policiais Militares, Bombeiros Militares e Policiais Civis em participar do desfile: “Era visível o orgulho de todos que passaram pela avenida Expedito Garcia. Os cidadãos que acordaram cedo e vieram ver o desfile presenciaram uma das festas mais bonitas dos últimos anos. Gostei muito da presença dos policiais militares mirins e da homenagem ao jovem Sidney Ramos dos Santos, portador de síndrome de Down, que foi promovido a soldado temporário da Rotam, que foi muito aplaudido quando passou em um dos veículos da tropa”, finalizou. O comandante geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, enalteceu o desfile da PM em Cariacica, que contou com mais de 600 policiais e 50 viaturas. O Comandante destacou o empenho e a marcialidade dos militares aliada à interação com a comunidade, como foi o exemplo da participação do jovem Sidney Ramos dos Santos, portador da síndrome de Down, da Patrulha da Alegria, Banda Junior e o emocionante desfile de 20 crianças de 3 a 5 anos fardadas, da escola "Universidade Infantil", do município de Serra. A chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno, agradeceu a presença de todos os servidores da Polícia Civil no desfile: “Mostramos nossa importância para a população de Cariacica e de todo o estado que veio acompanhar este evento. Participamos com 17 policiais civis, oito viaturas caracterizadas e do ônibus móvel para registro de ocorrências. Além disso, também participaram 11 policiais civis e mais quatro viaturas da equipe do Grupo de Operações Táticas (GOT)”. 
Ao longo do evento foi forte a presença de crianças, muitas vezes acompanhadas por mais de um membro da família. Ineditismo, tradição, feriado e curiosidade foram alguns dos motivos apontados por eles para acordarem cedo e procurarem um generoso espaço para acompanhar o desfile. A tradição moveu mãe e filha.  Fabricia Vieira,  32 anos, e a filha, Estefane Vieira, acompanharam pela primeira vez o Desfile de 7 de Setembro. “É a primeira vez que participo e estou adorando, ainda mais que é na minha cidade. Antes eu só assistia pela televisão", disse Fabricia que gravou vídeos no celular para guardar de recordação. Empolgada, porém tímida e de poucas palavras, Estefane Vieia, 11 anos, disse que “foi muito legal, gostei de tudo".  Entre as milhares de pessoas que prestigiaram e curtiram o evento em Cariacica, estava a dona de casa Ana Correa Lima Pereira, de 64 anos. "Assisti ao desfile em Vitória uma única vez por ser um pouco longe da minha casa, mas como este ano o evento foi aqui em Cariacica não pude deixar de prestigiar esta linda festa cívica. Gosto muito das bandas e dos helicópteros". Quem também estava ansiosa pelo desfile de 7 de setembro era a operadora de telemarketing, Ana Maria Martins, 35, que levou a filha Juliana, de 9 anos. "Chegamos cedo para conseguir um bom lugar e não perder nada. A Juliana participou no domingo passado do desfile das escolas aqui em Campo Grande e todo ano eu venho com ela e acompanho. Adorei a ideia de trazerem o tradicional desfile de 7 de setembro para Cariacica, pois é uma oportunidade de divulgar mais o município, além de nos dar a oportunidade de  participar também". Já o casal Fabiana Pereira, 28, e Jonas de Oliveira Conceição, de 33, levaram o pequeno Davi, de 3 anos, para assistir ao desfile. "Essa é a primeira vez que assistimos a um desfile de 7 de setembro. Estamos ansiosos pelo que vamos ver aqui. Desde quando falamos com o Davi, ele ficou super empolgado e só falava dos helicópteros", disse a mãe. 
Desfile itinerante – A ideia de realizar o evento neste ano no município de Cariacica é fazer um deslocamento do desfile e de tudo que ele representa, como os valores cívicos e o patriotismo. “Atrair cidadãos de outras cidades e proporcionar o deslocamento da população que aprecia este momento, que reúne as forças de segurança e também entidades da sociedade civil, são importantes para disseminar a cultura do civismo em outras regiões do Estado. A intenção é que o desfile seja itinerante e percorra demais regiões e municípios do estado”, explicou o subsecretário da  Casa Militar, coronel Daltro Ferrari.  
Participantes- Participaram do Desfile da Independência os veteranos da Força Expedicionária Brasileira e ex-combatentes do Brasil; ex-integrantes do Batalhão de Suez e Boinas Azuis; integrantes da Escola de Aprendizes de Marinheiros; da Capitania dos Portos do Espírito Santo; do 38º Batalhão de Infantaria; da Polícia Militar; do Corpo de Bombeiros Militar; da Polícia Civil; Clubes de Carros Antigos; Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); Clube de Escoteiros; Clube de Desbravadores; e Projeto Mãos que Ajudam. O grupamento aéreo da Casa Militar, formado por cinco helicópteros, foi também uma atração a parte.
Fonte e Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado/Leonardo Nunes. Tel.(27) 9.99445215. Coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Socia/Gustavo Tenório Tels.(27) 3636-1572 / 99961-0214. Site: www.sesp.es.gov.br . Assessoria de Comunicação da Polícia Militar/ Priscila Pereira Barcelos e Marina Galvêas. Tels.(27) 98802-3244 / 988023326 / 3636-1573.

Nenhum comentário: