sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Alunos do CAIC aprendem disciplinas com cultivo de hortaliças em Colatina/ES

Fonte: http://www.colatina.es.gov.br
Desde o começo do ano letivo, professores e alunos da EMEF “Belmiro Teixeira Pimenta” - CAIC localizada no bairro Bela Vista, em Colatina, iniciaram os trabalhos de produção de uma horta para o cultivo de hortaliças. Unindo o útil ao agradável, as aulas de Matemática, Ciências, Geografia e Educação Física passaram a estabelecer uma relação entre a teoria e a prática.
Medindo canteiros, calculando área, quantidade de terra, adubos e sementes, estudando a adequação e a preparação do solo, alunos e professores interagem durante as aulas de forma mais dinâmica, significativa, contextualizando os conteúdos estudados na sala de aula, além de contribuir com a merenda escolar e almoço dos alunos que estudam em tempo integral.
A manutenção e a produção das hortaliças é fruto do trabalho da parceria entre professores, alunos e outros colaboradores. Hoje, na horta são cultivados diversos alimentos: alface, couve, temperos verdes, rabanete, tomatinho, almeirão, entre outros.
Além de um espaço privilegiado para a produção da horta, a escola teve sua quadra poliesportiva reformada, uma grande estrutura que atende os estudantes da própria escola, as crianças do CEIM “Evanilda Pimenta Rodrigues Barbosa” e a comunidade do Bairro Bela Vista. Contando com recursos do FNDE e trabalho voluntário a quadra passou por uma pintura que a deixou ainda mais atrativa e adequada à realização de diferentes modalidades esportivas.
“Trabalhando em parceria, a escola tem conseguido romper com a visão que separa escola e comunidade, estreitando cada vez mais laços de compromisso, confiança e unidade, aproveitando cada vez mais um espaço que é de todos e para todos”, afirma a Secretária de Educação do Município, Maria Auxiliadora Torezani. (16/09/2015)

Nenhum comentário: