quinta-feira, 10 de setembro de 2015

MEIO AMBIENTE: Irupi sedia segunda etapa do programa "Adote uma Nascente"

O município de Irupi, na região do Caparaó, foi o escolhido para sediar a segunda etapa da Campanha "Adote uma Nascente", instituída a partir da Lei Estadual Nº 8.524, de 2007, de autoria da deputada Luzia Toledo (PMDB), sancionada pelo governador Paulo Hartung.  O projeto inclui a demarcação das áreas de nascentes, cuidados com a fauna e flora, limpeza do entorno onde a nascente está localizada entre outras ações. A campanha será desenvolvida em parceria com a "Marca Ambiental", Secretaria de Estado de Agricultura, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, através do Programa Reflorestar e com o apoio da senadora Rose de Freitas (PMDB), através da Funasa.
No último dia 3 de setembro foi realizado o plantio de 500 mudas de manacá da serra com a participação dos alunos da EMEIEF "Profª Sonia Maria Faria", sob a supervisão do gerente do Programa Reflorestar e engenheiro do IEMA, Marcos Sossai.  Cada muda plantada no entorno da escola recebeu o nome do aluno que agora se torna responsável pela preservação da planta. A partir do plantio das mudas de manacá, fica criada a Rota dos Manacás, um importante atrativo turístico para o município que integra a Rota Imperial.
Irupi possui 1320 nascentes cadastradas e o prefeito Carlos Henrique Storch assumiu o compromisso de recuperar 500 até o final do seu mandato. A iniciativa vai beneficiar diversos agricultores rurais que dependem de uma reserva de água para continuar gerando renda e assegurando a permanência no meio rural.
A deputada visitou diversas nascentes e rios da região, inclusive o rio da localidade de Pedra Roxa, que teve uma sensível diminuição na vazão devido à estiagem. O apoio da Funasa é primordial para a eficácia da campanha. Os municípios participantes receberão recursos para a construção de fossas sépticas, fundamentais para o controle do lançamento de resíduos nos rios, diminuição da poluição e preservação da fauna. A Funasa também disponibilizará o laboratório/unidade móvel para análise  e controle da qualidade da água das nascentes antes e depois da implantação do programa de recuperação.
Foi realizado o Primeiro Fórum de Sustentabilidade de Irupi. A abertura do fórum contou com apresentação da Orquestra de Violões do Progama Educarte, que apresentou peças do cancioneiro popular e MPB. O palestrante Marcos Sossai apresentou a metodologia do Programa Reflorestar, considerado uma referência internacional, cujo objetivo é manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal do estado, visando garantir a disponibilidade de água, a conservação do solo e a biodiversidade, porém criando oportunidade de renda para os produtores rurais. Ao final da apresentação, Sossai disse que estava “muito satisfeito com a recepção que a população de Irupi nos proporcionou. Começamos o programa com a participação das crianças e elas serão os grandes multiplicadores da ação”. Na ocasião, Luzia Toledo anunciou a entrega da emenda parlamentar para aquisição de barracas de feira e uniformes, uma reivindicação dos feirantes.
Presentes ao Fórum e ao lançamento da campanha "Adote uma Nascente": Octaciano Neto – Secretário de Estado de Agricultura; José Salles Filho -  Secretário de Estado de Turismo; Dalva Ringuier – representando o Consórcio do Caparaó; Sayonara Toledo – Superintendente de Educação de Guaçuí; Lucinéia – Vereadora de Irupi – representando a Câmara Municipal; Abreu Júnior – Diretor Presidente Idaf; Carlos Henrique Storck – Prefeito de Irupi; Geane Storck – Secretária de Assitência Social; Marcos Sossai – Gerente Programa Reflorestar.
Fonte e mais informações: Assessoria de comunicação da deputada: Luzia Toledo
luziatoledo@al.es.gov.br   - (27) 3382-3541 - site http://www.al.es.gov.br/novo_portal

Nenhum comentário: