domingo, 13 de setembro de 2015

ARROCHO: Colatina/ES anuncia pacote de medidas para enfrentar crise econômica

Redução de horário de repartições, de carga horária de estagiário e valor da bolsa, corte de gasto com combustível, energia, aluguel de imóveis e veículos, revisão de contratos, atualização de cadastro econômico e de planta genérica de valores, fim de hora extra e correção do IPTU, são algumas medidas
Colatina, assim como diversos municípios brasileiros, está sofrendo impactos negativos que tem afetado diretamente o orçamento anual, motivando uma revisão nas planilhas de custos dos órgãos da administração municipal. A crise, de acordo com a administração é referente à queda de repasses provenientes dos governos Federal e Estadual. Em 2013, o Município sofreu perda de receitas com alterações na legislação do FUNDAP, com reflexos financeiros também no IPM – Índice de Participação dos Municípios, fatores que causaram a redução das receitas municipais. Houve ainda um agravamento da situação em 2014, pelo não repasse pelo Governo Estadual dos recursos do Co-financiamento da saúde. Diante desse grave cenário, a Prefeitura está tomando uma série de medidas para minimizar o impacto e garantir a continuidade da prestação dos serviços públicos essenciais ao cidadão. Uma das medidas foi a criação em março, da comissão de finanças para buscar a adequação da despesa e receita. De acordo com o prefeito Leonardo Deptulski, a situação agravou-se com a crise econômica enfrentada pelo País desde o início do exercício de 2015 e que provoca perdas ainda mais vultosas das receitas do município, afetando os Estados e a União e impondo cortes drásticos nas despesas públicas. “A nossa comissão de finanças estabeleceu um conjunto de metas e entre elas estão cortes em despesas. Fizemos um estudo para definição de onde podemos cortar, existem serviços essenciais que tenho limitação, como educação e saúde, que não posso por exemplo, reduzir o transporte das equipes de saúde.”, afirma Deptulski. Baseado nisso, a prefeitura, através do Decreto Nº 18.455, de 02/09/2015, anuncia as seguintes medidas: 1 – Redução do horário de funcionamento dos órgãos municipais para seis horas diárias, de atendimento ao público; 2 – Redução da carga horária das atividades dos estagiários para quatro horas diárias e redução proporcional da bolsa concedida, exceto aos estagiários da educação; 3 – Supressão de extensão de carga horária do pessoal do magistério; 4 – Corte de gasto de combustível, energia elétrica, locação de imóveis e de veículos locados em 30% (trinta por cento); 5 - Revisão de todos os contratos celebrados com a administração; 6 – Maior celeridade na constituição e cobrança da dívida ativa; 7 – Ações objetivando o incremento da receita, dentre elas a atualização do cadastro econômico e da planta genérica de valores; 8 – Readequação de todos os programas e serviços executados pela Prefeitura, com o objetivo de diminuir custos, mantendo a qualidade desses serviços; 9 – Supressão imediata da realização de trabalho extraordinário nas ações cotidianas (horas extras).
IPTU/ISS/DÍVIDA ATIVA
A prefeitura tem buscado eliminar outras despesas, como os contratos de aluguéis que são pagos com recursos próprios. A meta é eliminar 100% desses valores, instalando as secretarias em prédios próprios. Os contratos maiores estão sendo analisados e as empresas têm sido chamadas para renegociações. De acordo com o prefeito, outra questão importante é a vinda do Tribunal de Contas aos municípios para avaliar os avanços na receita e verificar possibilidades de aumento na receita. “Esse acompanhamento tem sido de grande valia, pois existem possibilidades para os municípios aumentarem suas receitas, como por exemplo, com relação a cobrança e execução da dívida ativa, correção de cadastro de IPTU, de ISS, revisão de alguns serviços, busca de inclusão de cobrança, por exemplo, de ISS sobre os serviços bancários, que é uma coisa difícil. Estamos lutando pela cobrança do ISS sobre leasing, para que esse imposto fique no município onde a empresa é sediada. Se ele fosse cobrado onde é executado haveria uma distribuição dessa receita. Essas são algumas formas de equilibrarmos essa crise, diminuindo despesas mas buscando criar receita, sem necessariamente aumentar a carga tributária. Você vai cobrar por aquilo que a lei já estabeleceu e, por alguma razão, ainda não está sendo cobrado”, finaliza Deptulski.
Novos horários de repartições públicas
HORÁRIOS DE REPARTIÇÕES
A partir desta segunda-feira (14/09/2015) o expediente nas repartições públicas municipais da Administração Direta e Indireta será das 12 h às 18h. A ação, instituída pelo Decreto nº 18.464, de 08/09/2015, faz parte das medidas para redução de despesas adotadas pelo município. A jornada especial de trabalho deve gerar uma economia de 30% por mês com a redução no consumo de energia elétrica, telefone, combustível, material de expediente, etc. Os serviços nas secretarias consideradas essenciais, e que, por sua natureza, já obedecem ao turno especial de trabalho, seguem com seu atendimento normal. São eles: Secretaria Municipal de Saúde, compreendendo as Unidades de Saúde e os Prontos Atendimentos; Sanear e as unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação. Horário de funcionamento da PMC ao público: Agricultura: 07 às 13 horas/Semdur: 07 as 13 horas/Obras: 07 às 13 horas/Interior: 07 às 13horas/Semtran: 12 as 18 horas/Procon: 12 às 18 horas/Educação: 12 às 18 horas/Esporte e Cultura: 12 às 18 horas/Sanear: 12 às 18 horas/Finanças: 12 às 18 horas/Administração: 12 às 18h/Prédio Sede da Prefeitura: 12 às 18h/Saúde com novos horários de funcionamento a partir de 14/09/2015: Secretaria – 7 as 13 horas/Crefim – 7 as 13 horas/Laboratório da Policlínica – 7 as 17 horas/Vigilância Sanitária e Epidemiológica – 7 as 13 horas/Autorização de exames, cartão SUS – 7 as 13 horas/Saúde da mulher – 7 as 13 horas/Farmácia (Centro e São Silvano) – 8 as 16 horas/Policlínica, CTA,  Crai, US e Casa da Mulher – 8 as 18 horas/Assistência: Cras – 12 as 18 horas (exceto Cras Colúmbia que funciona de 8 as 18 horas)/Creas – 12 as 18 horas/LA/e Centro Pop – 7 as 13 horas. (Fonte: http://www.colatina.es.gov.br )

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