terça-feira, 25 de outubro de 2016

VEJA o vídeo sobre bundinhas de tanajura na rede social www.facebook.com/paulomacieldaradio

VÍDEO: BUNDINHA DE TANAJURA VALE DINHEIRO. (Texto e imagens: Repórter, radialista e blogueiro PAULO MACIEL) Estou de volta a Colatina/ES, depois de uma viagem aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em São Paulo fui a Aparecida e Cachoeira Paulista para fortalecer a minha fé em Nossa Senhor Jesus Cristo, com a intercessão poderosa de Maria Santíssima. Num momento de folga dos eventos religiosos, fui conversar com a população de Cachoeira Paulista, ao lado da Comunidade Católica Canção Nova. E eis que encontro duas moradoras que me fizeram lembrar do tempo de infância, quando comi, algumas vezes, frita em uma frigideira, bundinha de tanajura, misturada com farinha. A criançada do terreiro em frente à minha casa adorava, e gritava: "Cai, cai, tanajura, na panela de gordura". Só que eu não sabia que décadas depois, essa formiga gigante se tornaria uma iguaria, ao ponto de ser comercializada por R$ 100 o litro. Pelo menos foi o que me informaram as professoras Nilcéia
e Rejane Estela, as quais eu entrevistei na cidade paulista de pouco mais de 30 mil habitantes. Aliás, elas afirmaram que não só a bundinha, mas toda a formiga - chamada de içá pelos paulistas - é aproveitada para a alimentação. "Tudo é aproveitado", disse Rejane. O animalzinho é comido torrado, após o processo próprio no fogão. As classes sociais mais elevadas, como médicos e advogados, compram das pessoas mais simples que catam as tanajuras na época própria de seu aparecimento. Outubro é um mês propício. As duas entrevistadas dizem que o inseto é carregado de "proteína e é depurativo para o sangue".
Rejane explicou ainda que tem o içá preto (do período da tarde) e o içá vermelho (da manhã). Essas formigas aparecem em períodos de chuvas. "Trovejou, nós vamos atrás", disseram. Quem conseguir catar as tanajuras tem venda garantida. Eu até brinquei, dizendo que o dia que eu for passear em Cachoeira Paulista e ficar sem dinheiro, vou catar tanajuras para abastecer o meu bolso.

Nenhum comentário: